2417 — Ministros europeus das Telecomunicações discutem futuro da banda larga

Sep 4, 2003 | Conteúdos Em Português

Os ministros com a pasta das Telecomunicações dos 15 países da União Europeia e dos dez futuros membros discutem hoje em Viterbo, na Itália, o futuro da banda larga e da Internet a alto débito (ADSL) .

Durante a apresentação desta reunião informal realizada no quadro da presidência italiana da UE Maurizio Gasparri considerou que «o objectivo da modernização tecnológica da Europa é absolutamente prioritário».

O ministro italiano declarou que a banda larga «é um suporte essencial para o desenvolvimento da economia, empresas, do conhecimento». Citado pela agência Lusa , salientou ainda que «a difusão do acesso rápido à Internet pode permitir níveis superiores de democracia e de participação na vida política».

Em agenda na reunião de Viterbo deverá estar a discussão sobre as actuais infra-estruturas e serviços da banda larga na Europa e as suas perspectivas de desenvolvimento. O comissário europeu para as empresas, Erkki Liikanen, deverá abordar a possibilidade de utilização dos fundos estruturais da UE no desenvolvimento da banda larga nos diversos países membros, adianta a Lusa .

Recorde-se que em Portugal, a Iniciativa Nacional para a Banda Larga, coordenada pela UMICUnidade de Missão Inovação e Conhecimento (na dependência do ministro adjunto do primeiro-ministro) foi oficialmente apresentada em Julho.

Esta Iniciativa visa expandir o acesso à Internet em banda larga para utilização pública de modo a que, até 2005, todos os organismos da administração central e estabelecimentos hospitalares e, pelo menos, metade das famílias portuguesas e das empresas com mais de nove empregados possam ter ligação em banda larga.

2003-09-04

Notícias – Indústria
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA