2663 — HP à frente na TOP 500 de Supercomputadores

Dec 18, 2003 | Conteúdos Em Português

HPPela quarta vez consecutiva, a HP classifica-se como o fornecedor líder na lista TOP500 de supercomputação, com destaque para os servidores HP Superdome e Integrity. Esta classificação conjunta das Universidades do Tennessee e Mannheim (Alemanha) e do NERSC Lawrence Berkeley National Laboratory cataloga os quinhentos sistemas computacionais (técnicos ou comerciais) instalados mais poderosos do mundo.

Com 165 entradas, que representam quase um terço das posições catalogadas, a HP conta com mais instalações na lista TOP500 do que qualquer outro fabricante. Com os seus sistemas HP Integrity, Superdome e AlphaServer, a especialista em tecnologia aumentou a sua quota na lista exclusiva desde Junho de 2003, com 159 posições. A HP assegurou também dois dos cinco maiores lugares – 2.º do Los Alamos National Laboratory e 5.º do Pacific Northwest National Laboratory.

Os servidores HP Superdome representam quase 25 por cento da lista TOP500, «o que sublinha a liderança da HP na computação técnica de elevado desempenho», afirmou Winston Prather, vice-presidente e director-geral da divisão High Performance Technical Computing da HP. «A lista reflecte o momento crescente dos servidores HP Integrity baseados em Itanium, que disponibilizam desempenho de topo através de inovação assente em standards», concluiu.

Supercomputadores baseados em arquitecturas Intel IA-32 e Itanium 2 possibilitaram ganhos substanciais na lista, assegurando um total de189 lugares, comparativamente aos 119 de Junho. Entre estes encontravam-se 33 sistemas HP, incluindo sete clusters HP Integrity Superdome e clusters HP rx2600 instalados no Departamento de Energia do Pacific Northwest National Laboratory, um sistema baseado em Itanium 2. Os sistemas HP Superdome equipados com processadores PA-RISC e Itanium representaram 21 posições da empresa e os sistemas HP AlphaServer representaram18, incluindo o sistema ASCI Q baseado em AlphaServer do Alamos National Laboratory, nos Estados Unidos.

A classificação TOP500 de supercomputadores é lançada duas vezes ao ano por investigadores das Universidades do Tennessee e Mannheim, Alemanha, e do NERSC Lawrence Berkeley National Laboratory. A lista classifica supercomputadores em todo o mundo, baseando-se no teste Linpack N*N, uma medida de desempenho «que é um reflexo da escalabilidade e velocidade de um processador», segundo o comunivado divulgado.

2003-12-18

http://www.hp.pt

Notícias – Indústria