2681 — Grupo Centro de Contacto: Balanço de um ano de Actividade do Portal e Perspectivas para 2004

Dec 23, 2003 | Conteúdos Em Português

Manuel Melo, director geral do Portal Centro de ContactoNo final de mais um ano de intensa actividade, o Administrador do Grupo Centro de Contacto faz um balanço positivo do Portal Centro de Contacto e do Europe Contact Center. Em entrevista ao Jornal Expresso, que reproduzimos, Manuel Melo perspectiva um ano de 2004 durante o qual «vamos privilegiar as estruturas de prestação de serviços ao universo de profissionais dos Centros de Atendimento e Contacto e aos profissionais das comunicações em geral».

Em Julho do ano passado, quando da publicação anual deste Suplemento do Expresso, estava todo entusiasmado… Qual é o Balanço de um ano de actividade do Portal Centro de Contacto ?

Estava estusiasmado e agora estou magrinho mas hiperactivo ! Em ano de recessão económica e de crise de confiança instalada, este foi o nosso melhor ano de sempre… Em três anos seguidos de actividade, apresentamos um crescimento contínuo consolidado, com todos os indicadores positivos e autonomia financeira. Para um projecto de media on-line e independente dos grandes grupos…. está tudo dito !

E o segredo é…

Celebramos a nossa missão: servir a comunidade dos profissionais nas actividades dos Centros de Atendimento, dos Centros de Contacto, das Telecomunicações, das Tecnologias de Informação e dos Centros de Comunicação em geral, produzindo informação de qualidade e partilhando o conhecimento através da abertura de um ponto de encontro comunitário de reflexão e debate.
Ao cumprir o nosso compromissao diariamente, ao longo de três anos, o universo de utilizadores acaba, sempre e contínuamente, por remunerar o nosso trabalho… No dia em que cessar a produção de valor para o mercado, fechamos as portas !

Para um projecto «made in» Portugal, como têm superado as dificuldades de crescimento internacional do Portal ?

Se estivessemos à espera de ajuda do Estado ou de alguma das nossas associações…. bem poderiamos esperar sentados, vergados e de mão estendida !

É verdade que nos países de língua portuguesa e nos países de língua castelhana, somos actualmente líderes incontestados no mercado dos media on-line especializados no segmento profissional dos Contact Centers em sentido lato… graças à visão da equipa, personalidade editorial e importância estratégica actual da comunidade de utilizadores do Portal.

A nível europeu, com a versão em inglês do Portal, o www.centrodecontacto.com/EuropeContactCenter , não conseguimos ultrapassar a insuficiência de meios materiais mas continuamos a lutar, num mercado em que a resistência também conduz à liderança… A continuar a tendência de 2003 e face ao encerramento da maior parte dos meios editoriais on-line europeus dedicados aos Contact Centers corremos o risco de sermos líderes até final do ano de 2004 ! Então é que vou rir…

Qual é o actual universo de utilizadores e quais são as métricas editoriais registadas durante 2003 ?
No conjunto de portais e sites institucionais do Centro de Contacto, de Junho de 2002 à data,
– produzimos ou publicámos 7750 notícias, artigos, textos de opinião e notas de imprensa, que estão acessíveis na sua maioria gratuitamente;
– realizámos 37 encontros especializados, workshops e eventos profissionais, contando com a participação presencial activa de cerca de 5200 entidades profissionais;
– cubrimos editorialmente a realização dos principais eventos profissionais das empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal e em Espanha;
– alcançámos um universo de 43.900 utilizadores , com um volume total de 1.750.000 páginas visualizadas em 269.000 visitas no período.
Vejam o Quadro Estatístico de Utilizadores … Para um Portal de conteúdos profissionais especializados, é obra !!! E contamos duplicar estas métricas em 2004…

Quais vão ser as linhas de força editoriais em 2004 ?
Mantendo a linha de trabalho editorial de 2003, além da focalização sobre a Administração Pública, em 2004 vamos dar relevância às temáticas associadas a quatro segmentos específicos: Contact Center Business Intelligence, Ergonomia e Segurança, Qualidade e, sobretudo, Recursos Humanos e Gestão de Activos Humanos em Centros de Atendimento e Contacto.

Novos serviços e centros de operação associados ao Portal Centro de Contacto ?
Em 2004, ultrapassando a componente editorial, vamos privilegiar as estruturas de prestação de serviços ao universo de profissionais dos Centros de Atendimento e Contacto e aos profissionais das comunicações em geral, com a dinamização das actividades
– do Centro de Formação Profissional
– do Centro de Emprego e Recursos Humanos
– do Centro de Propostas de Negócio, Eventos e Exposições
Paralela e complementarmente ao Portal Centro de Contacto serão autonomizados os Centros de Operação associados ao Centro do Cidadão (www.centrodocidadao.com) e ao Centro de Marketing (www.centrodemarketing.com ).

No dia 13 de Dezembro celebram o 2º Aniversário do início do processo de internacionalização… Qual é o Plano para 2004 ?
2004 será marcado por um duplo reforço do processo de internacionalização das iniciativas do Centro de Contacto:
– Numa visão ibérica, por um lado, solidificar a nossa presença em Espanha com reforço da equipa editorial em Madrid, acelerando o crescimento e a penetração no mercado dos países de língua castelhana, e, complementarmente, realizar o primeiro Encontro de Profissionais de Centros de Contacto nos Países de Língua Portuguesa e Castelhanacom (Novembro de 2004);
– A nível europeu, por outro lado, resistir nas posições alcançadas… e com os poucos meios disponíveis, participar activamente com media partnerships nos principais eventos profissionais das actividades dos Contact Centers, das Tecnologias de Informação e Comunicação nos países da UE, sedimentando paulatinamente o Europe Contact Center como Portal de referência comunitário… Começando com a nossa participação na CEBIT’2004, temos já confirmada a nossa presença em 12 eventos profissionais.

Consta que há uma nova Direcção Executiva e uma nova Equipa de Direcção Editorial dos Portais…
É verdade que estou a passar o testemunho a uma nova equipa de gestão dos Portais…

Mantendo o mesmo Estatuto Editorial e o mesmo modelo de negócio, a actual Direcção Executiva Editorial do Portal ficará fraccionada em três Direcções Editoriais autónomas: a equipa portuguesa, sob a Direcção da Gabriela Costa, a equipa castelhana, sob a Direcção do Ivan Vargas e a equipa inglesa, sob a Direcção do Filipe Samora.
Para mim, chegou a hora de partir para outros desafios… que serão conhecidos a seu tempo ! Até breve… e visitem o www.centrodecontacto.com !

Quadro Estatístico 2003 (Centro de Contacto)

Em Foco – Pessoa