2745 — Portugal na cauda da EU em “aprendizagem electrónica”

Feb 2, 2004 | Conteúdos Em Português

EIU (Economist)«Portugal ocupa o último lugar da União Europeia (UE) em matéria de aprendizagem electrónica e o 27.º entre as sessenta maiores economias do mundo». Um novo ranking da Economist Intelligence Unit (EIU) atribuiu ao nosso País uma nota de 6,33 em 10, numa tabela liderada pela Suécia, com 8,42.

Nos dez lugares de topo deste primeiro ‘ranking‘ da EIU sobre aprendizagem electrónica, isto é, sobre «a capacidade de um país produzir, usar e expandir o ensino, tanto formal como informal, baseado na Internet, no trabalho, na escola e através da sociedade», estão a Suécia, o Canadá, os Estados Unidos, a Finlândia, a Coreia do Sul, Singapura, a Dinamarca, o Reino Unido, a Noruega e a Suíça .

Todos os países da UE considerados entre as sessenta maiores economias do mundo ficaram à frente de Portugal, com a Grécia a ocupar a 24ª posição, com uma nota de 6,52 .

Na base da classificação da unidade de investigação económica do grupo da revista “Economist” estão 150 critérios qualitativos e quantitativos, divididos em quatro categorias – educação, indústria, Governo e sociedade .

Segundo o jornal Público, a EIU considera que, os dez países que lideram o ranking «têm, sem excepção, uma elevada penetração das tecnologias da informação, sistemas educativos fortes, mercados livres que encorajam a concorrência e uma cultura tecnológica ao nível dos governos, empresas e cidadãos».

2004-02-02

http://www.eiu.com

Notícias – Indústria
Em Foco – Opinião
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA