2748 — Banda Larga é uma das tendências para 2004

Feb 4, 2004 | Conteúdos Em Português

Erkki Liikanen, Comissário Europeu Telecom e SIA Internet de Banda Larga é uma das grandes tendências para o sector das TIC em 2004. A opinião foi deixada ontem pelo comissário europeu para as Telecomunicações e Sociedade de Informação (SI), Erkki Liikanen, durante o primeiro Jantar-Debate do ano da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

O comissário destacou cinco grandes tendências para o sector este ano, dando relevo ao rápido crescimento da Internet em alta velocidade (Banda Larga) na Europa. Este crescimento verifica-se em particular nos países em que a oferta de soluções de Internet através da rede cabo compete com a da rede fixa, acrescentou.

A oferta de serviços de dados através do telemóvel é a segunda tendência de peso e, no caso português, «o Euro 2004 pode ser uma excelente oportunidade para os operadores e fabricantes divulgarem estes serviços», fornecendo, por exemplo, os directos dos golos de cada jogo no telemóvel.

Outra meta é a convergência de plataformas electrónicas, que «deverá tornar-se realidade este ano», na previsão de Liikanen. Com ela, receber no telemóvel toda a informação disponível na Internet poderá ser uma rotina.

A quarta tendência para 2004 é o governo electrónico, na perspectiva do comissário, que salientou a saúde electrónica entre a oferta de serviços públicos através da Internet. Sobre o eGov, Liikanen referiu-se ainda à massificação do uso de meios electrónicos pela administração pública, em curso no nosso País, através dos projectos do Governo para as compras electrónicas e Portal do Cidadão.

O SPAM foi a última tendência do sector destacada pelo comissário europeu para as Telecomunicações e SI, que sublinhou a importância fundamental de definir políticas claras para o combate à circulação de correio electrónico indesejado, nomeadamente através de legislação e de cooperação entre entidades, incluindo as empresas fornecedoras de anti-vírus.

O Jantar-Debate da APDC dedicado à Sociedade da Informação decorreu no âmbito da Semana da Banda Larga, que se prolonga até 6.ª Feira. Esta iniciativa deu já lugar ao lançamento do portal www.Internet.gov.pt , que disponibiliza os projectos do Governo nesta matéria e as vantagens do serviço ADSL, e à assinatura de protocolos entre o Governo e a Galp, Refer e o Consórcio Fastaccess (Galpenergia, Brisa, e Grupo CGD) para a criação de 500 espaços públicos de acesso à Internet em Banda Larga.

Ontem o Ministro da Saúde, Luis Filipe Pereira, anunciou em Aveiro o alargamento dos centros de atendimento no sector a todo o país, em 2005, no decurso da apresentação de um projecto de telemedicina na PT Inovação, também integrado na Semana da Banda Larga.

Na 6.ª Feira será lançado, em Castelo de Paiva, o projecto “Redes Comunitárias”. Mas o evento principal desta semana é a Conferência Internacional sobre Banda Larga, que abriu hoje, com a presença do Primeiro-Ministro, Durão Barroso. Os trabalhos prolongam-se até amanhã.

 

2004-02-04

http://www.umic.gov.pt

Em Foco – Pessoa
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA