2843 — RoboCup2004 – 27 de Junho a 5 de Julho, Lisboa

Mar 25, 2004 | Conteúdos Em Português

Robocup Junior 2004Aproximam-se os torneios de qualificação nacionais para o Campeonato Mundial de Futebol para Robôs, parte do 8.º RoboCup – Campeonato do Mundo de Futebol Robótico e Robôs de Busca e Salvamento, que decorrerá de 27 de Junho a 5 de Julho de 2004, em Lisboa.

O RoboCupJunior é um projecto mundial com fins educativos, que patrocina eventos de robótica para jovens estudantes a nível local, regional e internacional. O objectivo é apresentar a robótica a crianças do ensino primário e secundário, incluindo os que não têm recursos para participar nas ligas sénior do RoboCup. As equipas são constituídas por três a cinco membros. A competição consiste em três disciplinas: futebol, dança e salvamento.

As crianças e jovens adquirem competências técnicas e sociais durante as actividades do RoboCupJunior . Para além do elemento competitivo, o torneio oferece a todos os participantes a oportunidade de fazer parte de um programa de intercâmbio internacional onde podem partilhar experiências, conhecer os seus pares de outros países e trabalhar em conjunto na realização de interesses e objectivos em comum.

Em 2003, quando o RoboCup decorreu em Pádua, Itália, competiram 300 jovens estudantes. Os campeões e vice campeões incluíam equipas do Canadá, Japão, Alemanha, Macau, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Singapura e Tailândia.

Durante as semanas que se seguem, terão lugar uma série de torneios de qualificação nacional no Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, Portugal e Estados Unidos. Os Organizadores do RoboCup2004 esperam 160 equipas com um número estimado de 800 jovens participantes, que virão para competir na edição portuguesa do RoboCupJunior .

Portugal terá a maior representação de sempre do país anfitrião, num total de 40 equipas de Escolas Secundárias e Profissionais de todo o país, que serão seleccionadas durante o ROBÓTICA 2004 – 4º Festival Nacional de Robótica, a realizar entre 22 e 25 de Abril, no Pavilhão Rosa Mota (Porto).

2004-03-09

www.robocup2004.pt

Eventos – Exposições