2903 — Avaliação interna é fundamental no combate à fraude

Apr 15, 2004 | Conteúdos Em Português

WeDo ConsultingA WeDo Consulting e o SAS Portugal promoveram esta semana um seminário dedicado à “Prevenção e Combate à Evasão e Fraude na Administração Pública”. SASDurante o evento, onde foram apresentadas novas soluções nesta área, o presidente do INA deixou no ar cinco propostas estratégicas.

Ética Pública (Valorizando, Exigindo, Avaliando e Seleccionando), um Sistema Integrado de Informação Interna e outro de Informação Externa, Avaliação com resultados na Internet e a Substituição de Declaração por Listas Actualizadas são as propostas estratégicas do Instituto Nacional de Administração (INA) para a prevenção e combate da fraude e evasão fiscal no sector. Estes cinco “princípios” foram defendidos, no dia 13 de Abril, por Valadares Tavares, a quem coube a abertura do seminário organizado pela WeDo e SAS .

Nuno Periquito, consultor sénior da WeDo e Sascha Schubert, director de produto Data Mining do SAS Europa , anunciaram a implementação de uma solução tecnológica desenvolvida pelas duas empresas, em que os dados são importados e integrados de diferentes sistemas. Através da aplicação de regras de validação, esta solução permite «identificar erros ou inconsistências que permitam aos decisores actuar em situações de fraude fiscal».

Partindo do pressuposto de que existem variadíssimos tipos de fraude, que podem ocorrer em diversas unidades, nas entidades públicas, «a tecnologia assume um papel preponderante na prevenção, detenção e investigação da fraude», sendo a análise «fundamental para detectar novas situações de fraude».

Consequentemente, «os serviços públicos têm de implementar rapidamente sistemas de avaliação interna aos processos operacionais, rematou Schubert .

2004-04-15

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião