A Logitech apresentou hoje os resultados fiscais do ano de 2004 (com termo em Março deste ano), com um crescimento nos resultados líquidos na ordem dos 34%. Para o ano fiscal de 2005, já em curso, a empresa prevê um crescimento de 10% nas vendas e de 15% nas receitas de exploração.
A empresa especialista no desenho, fabrico e venda de produtos de interface pessoal divulgou vendas, neste período, superiores a 1.200 mil milhões de dólares (+15%), bem como receitas de exploração de 146 milhões de dólares (+17%), resultados líquidos de 132 milhões de dólares (+34%) e ganhos de 2.69 dólares por acção (+36,5%).
Perante estes números, o director comercial da Logitech para Portugal anunciou «um crescimento contínuo na ordem dos dois dígitos, pelo 6.º ano consecutivo». Segundo António Serra, a Logitech lançou, durante o ano fiscal de 2004, cerca de cem novos produtos, tendo atingido valores na ordem dos 47 milhões de produtos da marca vendidos.
O marco dos 500 milhões de ratos vendidos pela Logitech foi atingido neste período, em que a empresa registou um cash flow operacional de 166 milhões de dólares, margens de exploração de 11,5% e margens líquidas anuais de 10,4% .
A empresa manteve «uma presença forte» na área do vídeo instant messaging, tendo atingido crescimentos significativos nas vendas de webcams e altifalantes, respectivamente de 46% e 53% , face ao ano fiscal anterior.
Quanto às vendas de produtos para consolas de jogos, no retalho e OEM (vendas directas à indústria), registaram também um crescimento, desta vez na ordem dos 144% e 193% , respectivamente, no conjunto do ano fiscal de 2004.
No que concerne novos produtos lançados entre 1 de Abril de 2003 e 31 de Março de 2004, António Serra salientou a introdução do Logitech MX 510 Performance Optical Mouse, que capta até 5.8 megapixels de detalhes de superfície por segundo. Destaque ainda mereceu o lançamento do premiado diNovo Media Desktop, um produto topo de gama ao nível dos conceitos de teclado e rato sem fios, que «garante a compatibilidade entre PCs, telefones móveis, PDAs e outros dispositivos sem fios.
A Logitech tem vindo a introduzir novos produtos a preços acessíveis, investindo em novas famílias, nomeadamente «consumidores novos, com menor capacidade de compra», garantiu o director comercial da empresa. Neste contexto, será brevemente apresentado um novo head set com software Bluetooth .
Neste novo ano fiscal, a Logitech espera introduzir mais produtos e intensificar os investimentos em marketing, desenvolvimento de produtos e infra-estruturas. Até 31 de Março de 2005, a empresa prevê um crescimento de 10% nas vendas e de 15% nas receitas de exploração.
2004-04-21
Em Foco – Pessoa