«As soluções de Comunicação Convergentes proporcionam às organizações benefícios evidentes e novas oportunidades». A afirmação é de Pedro Morão, director de Marketing e Engenharia da NextiraOne, e foi proferida no âmbito do seminário Telefonia IP Realidade, Alternativas e Tendências, organizado pela IDC, no dia 21 de Abril, em Lisboa.
O seminário da IDC dedicado à Telefonia IP reuniu várias dezenas de participantes (que excederam a capacidade da sala, no Pestana Palace Hotel, em Lisboa) para ouvir os especialistas nacionais e internacionais convidados a debater o grande desafio que enfrentam as organizações que pretendem implementar esta tecnologia: conciliar o potencial de redução de custos com a dinâmica do mercado.
Contando com Paul Keivit, senior vice-president Business Communications da Philips, como keynote speaker, o evento integrou um painel de oradores da Avaya, Cisco Systems, Convex, HP, NextiraOne, Philips e Siemens .
Pedro Morão levou à discussão a temática da Convergência em Soluções Empresariais .
Perante os principais desafios que se colocam, actualmente, ao mercado empresarial – competição acrescida; foco no cliente; análise do retorno do investimento (RoI) e aumento da capacidade de resposta da empresa e à administração pública – melhoria dos serviços prestados; maior controlo de custos e produtividade; e-Government – «é fundamental qualificar (as soluções de comunicação convergentes) com objectivos definidos, investimentos, timing e valor gerado».
A medição dos ganhos é um objectivo essencial que deve ser atingido com recurso aos modelos de Retorno do Investimento (RoI) e Custo Total de Propriedade (TCO), considera o director de Marketing e Engenharia da NextiraOne .
As empresas «devem compreender de forma clara qual o impacto que as soluções de comunicação têm na organização» (o que ultrapassa a tecnologia), evoluindo para soluções convergentes, conclui.
Download da apresentação Convergência em Soluções Empresariais, por Pedro Morão, da NextiraOne , AQUI
2004-04-23
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião