2931 — Jornais oficiais da CPLP acessíveis na Internet

Apr 30, 2004 | Conteúdos Em Português

Os jornais oficiais dos países de língua portuguesa, incluindo o Diário da República, vão estar acessíveis na Internet, foi hoje anunciado no IV Encontro das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, a decorrer em Évora.

Durante o Encontro, João Esteves Pinto, administrador da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, adiantou que os países de língua portuguesa se propõem criar um portal com vista à difusão do conteúdo dos seus jornais oficiais através das novas tecnologias de informação.

O anúncio da constituição deste site foi um dos pontos altos do Encontro das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, adiantou a Agência Lusa. A reunião, a decorrer desde ontem, termina no final da tarde de hoje com a presença do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Domingos Jerónimo. Presentes estão os responsáveis das imprensas que produzem os jornais oficiais dos países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Macau e Timor.

De acordo com o administrador da Imprensa Nacional, o recurso à Internet permite que os «cerca de 200 milhões de cidadãos de expressão portuguesa, as suas empresas, administrações públicas e os seus juristas, possam partilhar as leis, os actos de administração pública e societários e o conteúdo dos concursos públicos». João Esteves Pinto adiantou ainda que atendendo a que alguns países ainda não têm um acesso generalizado ou frequente às novas tecnologias de informação, as imprensas oficiais mais avançadas tecnologicamente, como a portuguesa, dispuseram-se a prestar o apoio necessário para reverter essa situação.

O encontro de Évora, no qual participam, pela primeira vez, representantes das imprensas oficias de Macau e Timor, é presidido pelo presidente do conselho de administração da Imprensa NacionalCasa da Moeda, António Brás Teixeira, e conta ainda com a presença de um representante do Jornal Oficial da União Europeia.

 

204-04-30

fonte: Lusa

Notícias – Indústria