2975 — Soluções de pagamento em Portugal são pioneiras

Jun 1, 2004 | Conteúdos Em Português

SIBSNo âmbito do seu 20.º aniversário, a SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços – anunciou ontem, em Lisboa, resultados competitivos que apontam um contributo significativo para a eficiência do sistema de pagamentos português, colocando Portugal acima da média europeia.

Segundo dados de 2002, o número total de cartões por 100 habitantes em Portugal foi de 141, 11% acima da média europeia, tendo o número de cartões em circulação válidos no sistema Multibanco, atingido, em 2003, um total de 14 687 682.

Quanto à utilização anual de cartões per capita, em 2002 houve em Portugal uma utilização 33% superior face à média dos países europeus (60 utilizações per capita).

Caixa AutomáticaNo que diz respeito à rede Caixa Automático Multibanco, o número de terminais instalados em todo o país, em 2003, foi de 9 521 máquinas, nas quais foram realizadas 631 912 059 operações, o que corresponde a um aumento de 59% , face às operações realizadas em 1999.

Do número total de operações efectuadas em 2003, cerca de metade correspondeu a levantamentos, seguindo-se as consultas e os pagamentos.

Os indicadores relativos aos Terminais de Pagamento Automático (TPAs) revelam que nos últimos cinco anos registaram-se crescimentos de 54% do número total de terminais da rede TPA disponíveis e de 76% face ao número de operações empreendidas.

Em 2003, o número de terminais instalados foi de 125 456, em 107 733 estabelecimentos, com um total de 414 936 622 operações.

Já segundo dados de 2002, o número de pagamentos em TPAs por habitante em Portugal foi 23% superior (54,9 operações/habitante) face à média europeia (44 /habitante).

Enquadrado na estratégia de inovação da SIBS, o projecto Via Verde apresenta indicadores que «reflectem o sucesso do respectivo modelo de gestão». Em 2003, foram realizados 170 495 270 pagamentos em Via Verde, o que representa um crescimento de 60% face aos valores de 1999.

Apostando na eficiência e no core do projecto, a SIBS tem vindo a promover «a maximização do valor para o accionista e para o cliente», estratégia que aliou ao lançamento de unidades autónomas para a gestão de actividades acessórias (como a Multicert, a SIBS Processos, a SIBS Informática e a SIBS Cartões ).

Tendo como missão contribuir para a eficiência geral do sistema bancário português, através da disponibilização de soluções tecnológicas de pagamento e da oferta de outros serviços associados, a aposta actual da empresa reside em projectos estruturantes:

· Sistema Interbancário de Detecção de Fraudes , com um reforço da fiabilidade e a redução de impacto de eventuais acções;
· Plano de Continuidade de Negócio , através da simulação de recuperação de serviços;
· EMV (standard Europay/Mastercard/Visa), com a adaptação das redes CA-TPA Multibanco e a emissão e personalização de cartões;

Desde 1983, altura em que iniciou a sua actividade, a rede de serviços interbancários implementada tem colocado o seu enfoque na automatização das operações bancárias rotineiras, com destaque para :

TeleMultibanco· Lançamento da Rede Caixa Multibanco, em 1985, com a consequente introdução de serviços e funcionalidades inovadores (como o Pagamento de Serviços (desde 1989); Utilização de ecrãs a cores (desde 1988); Utilização de publicidade; Transferências bancárias (desde 1990) e Carregamento de telemóveis);
· Início de funcionamento de uma rede partilhada de terminais de Pagamento Automático Multibanco , em 1987, que permitiu a criação de soluções de pagamento electrónico para ambientes com necessidades específicas
· Introdução dos Pagamentos de Baixo Valor, dos quais se destacam os pagamentos com cartão nas cabinas públicas, os pagamentos com cartão nas Portagens e a criação do sistema Via Verde .

Ao criar a infra-estrutura operacional e tecnológica de toda a rede, com novos projectos como a Compensação e Liquidação Interbancárias, o Telemultibanco, o MBNet e a transição para o euro, a SIBS «reuniu as condições para que o sistema de pagamentos em Portugal seja, actualmente, uma referência a nível nacional e internacional, enquanto operador tecnológico de sistemas de pagamento».

2004-06-01

http://www.sibs.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião