2988 — Alertas contra riscos para a Saúde Pública via SMS

Jun 15, 2004 | Conteúdos Em Português

Telemóvel (SMS)Vários profissionais de saúde vão começar a receber mensagens escritas no telemóvel sempre que existam riscos para a saúde pública em Portugal, como durante uma onda de calor ou em grandes eventos como o Euro 2004, anunciou ontem o director-geral de Saúde.

A iniciativa visa transmitir às «centenas de autoridades de saúde em Portugal informações que, muitas vezes, apenas são perceptíveis, em termos globais, pelos elementos da Direcção-Geral da Saúde» (DGS), adiantou, em declarações à Agência Lusa, Pereira Miguel.

O ensaio geral da transmissão via telemóvel (SMS) realizou-se ontem através da difusão de uma mensagem a partir da DGS. Pereira Miguel exemplificou a utilização deste serviço em situações excepcionais como uma onda de calor ou, a propósito do Euro 2004, sempre que se detecte uma situação irregular em termos de saúde pública.

O objectivo é dar a conhecer estas situações a todas as autoridades de saúde e não apenas às situadas no local da ocorrência. Para tal foram reunidos numa base de dados todos os números de telemóveis das autoridades de saúde, nomeadamente médicos e dirigentes de organismos do Ministério da Saúde, avançou a Lusa.

2004-06-15

Notícias – Indústria