3033 — UMIC e ANETIE divulgam iniciativas para o sector das TIC

Jul 6, 2004 | Conteúdos Em Português

Diogo Vasconcelos, Gestor da UMICDurante um seminário conjunto com a ANETIE, destinado a divulgar às empresas de TI nacionais as iniciativas do Estado no âmbito da modernização da Administração Pública, a UMIC anunciou a criação (em conjunto com a ANETIE), de um catálogo de soluções tecnológicas e a reformulação, até ao final do ano, dos serviços do Portal do Cidadão. Diogo Vasconcelos aproveitou a ocasião para alertar o sector das TIC de que os projectos do Governo de apoio à Inovação representam «excelentes oportunidades para as empresas», mas não estão a ser bem aproveitados .

Para Diogo Vasconcelos, o sector das TIC está a sub-aproveitar as iniciativas governamentais de apoio à Inovação, as quais «permitem o (seu) crescimento». Este responsável referiu-se concretamente ao Programa IDEIA (que visa melhorar a competitividade das empresas através do intercâmbio com organismos de investigação), coordenado pela Agência de Inovação, considerando que as empresas o podem aproveitar para se tornarem mais competitivas.

Também o Apoio à Inserção de Doutorados e Mestres nas Empresas é fundamental neste domínio, já que «as pessoas são o activo mais importante», bem como o programa NITEC , que promove a criação de núcleos de investigação nas empresas.

Utilizando estes programas, o sector das TIC ganha competitividade e mais valias para os seus quadros, reforçou, alertando as empresas presentes que «oportunidades destas não podem ser desperdiçadas».

A UMIC está actualmente a trabalhar em conjunto com a ANETIE na elaboração de um catálogo de soluções tecnológicas dirigido à Administração Pública. Propondo-se radiografar o sector das TIC, este catálogo vai caracterizar as empresas associadas da ANETIE , devendo ser distribuído entre os decisores da Administração Pública.

Recorde-se que não há muitos dias a ANETIE emitiu um comunicado, divulgado pelo Centro de Contacto, criticando as condições de acesso das TI’s nacionais ao mercado da Administração Pública.

Segundo Rui Melo, quinze empresas responderam favoravelmente a esta iniciativa, até ontem. Mas o presidente da ANETIE estima que o catálogo venha a reunir entre 50 e 70 empresas, as quais serão responsáveis pelo financiamento deste projecto.

De referir ainda que a Central de Compras do Estado está bloqueada à entrada de novos fornecedores desde 2001, um factor certamente decisivo para a criação desta alternativa. A partir de 2005 o processo de compras electrónicas deverá centralizar as compras do Estado.

Outra novidade anunciada neste seminário diz respeito à reformulação dos serviços disponibilizados no Portal do Cidadão. Anabela Pedroso, coordenadora da UMIC, avançou que, três meses e meio depois do lançamento do portal, a UMIC está a colaborar com a MARAP – Missão de Acompanhamento para a Reforma da Administração Pública , no sentido de reformular os processos que estão na base destes serviços. O trabalho conjunto, que envolve os ministérios, deverá dar origem a novos serviços interactivos ou transaccionais.

O caderno de encargos será elaborado este mês e as propostas do mercado terão lugar em Agosto/Setembro. A adjudicação está prevista para Outubro/Novembro.

Durante o segundo semestre, estão na calha dois projectos: um piloto de autenticação federada no Portal do Cidadão a criação de um backbone para interligação das redes de todos os ministérios.

Gabriela Costa

2004-07-02

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria