3042 — Bilhetes para Euro 2004 produzidos com tecnologia Xerox

Jul 8, 2004 | Conteúdos Em Português

Litho Formas (Euro 2004)Inovação, design atractivo, personalização e segurança foram algumas das directrizes de produção dos bilhetes do Campeonato Europeu de Futebol, anunciaram ontem a Litho Formas Portugal e a Xerox Portugal, parceiras na produção dos bilhetes do Euro 2004.

A Litho Formas portuguesa, empresa responsável pela produção dos bilhetes do Euro 2004 e a Xerox Portugal, parceiro tecnológico do projecto, realizaram ontem, em S. João da Talha, uma conferência de imprensa para apresentação e demonstração in loco do processo de produção dos bilhetes do recente Campeonato Europeu de Futebol.

A conferência de imprensa contou com a presença de João Cabral, administrador da Litho formas, Miguel Abranches Pinto, director de Projecto da Litho formas, Marcus Lessa, Industry Business director Production System Group da Xerox Portugal e Jos Kruif, Ticketing manager Euro 2004 .

A Litho Formas foi seleccionada para a produção dos bilhetes de ingresso nos jogos do Euro 2004 no âmbito de um concurso internacional, em que participaram empresas de vários países. O projecto de bilhética deste Campeonato Europeu foi totalmente desenvolvido e implementado, pela primeira vez, por uma empresa gráfica nacional, que usou como suporte tecnológico os sistemas de impressão da Xerox Portugal .

Para este projecto, a Litho Formas reuniu uma equipa técnica de oito pessoas exclusivamente dedicadas à produção dos bilhetes e efectuou um investimento na ordem dos 750 mil euros. Na qualidade de parceiro tecnológico, a Xerox disponibilizou diversos recursos para a execução deste projecto.

Responsável pela concepção técnica dos ingressos, a Litho Formas desenvolveu processos e funcionalidades de segurança que «permitiram dissuadir quaisquer tentativas de falsificação, garantir uma fácil identificação de bilhetes falsos e, simultaneamente, identificar portadores de bilhetes roubados», de acordo com o comunicado de imprensa divulgado ontem.

A produção de cerca de um milhão e meio de bilhetes respeitou um processo de impressão offset e digital utilizando para o efeito a gama de equipamentos DocuColor da Xerox Portugal. O tradicional sistema offset garantiu a impressão dos bilhetes com 12 cores, incluindo tintas de segurança. Com a impressão digital foi possível personalizar os bilhetes com 60 campos variáveis numa aplicação dinâmica, incluir 8 cores e introduzir outras funções de segurança. Foi ainda utilizado um holograma .

No que se refere ao processamento e entrega dos bilhetes, este foi realizado automaticamente, sem interferência manual através do agrupamento com uma carta e envelopagem do conjunto num processo totalmente controlado informaticamente com recurso a código de barras. «Não existiu um único bilhete igual a outro», adianta ainda a Litho Formas .

«O facto de termos sido seleccionados entre um conjunto de empresas num concurso internacional, no qual participaram sete candidatos, veio comprovar que a Litho Formas reúne as condições necessárias para o sucesso de um projecto desta envergadura», comentou João Cabral, administrador da Litho Formas .

O recurso a um parceiro tecnológico como a Xerox Portugal «conduziu ao êxito do projecto, pela capacidade de desenvolvimento e competências de assistência amplamente reconhecidas», acrescentou.

Para Jos de Kruif, Ticketing manager da UEFA Euro 2004, «a inovação, o design atractivo, a personalização e a segurança patentes nos bilhetes do Euro2004 garantiram o sucesso desta iniciativa».

2004-07-08

Notícias – Indústria