309 — Oracle lança “Linux Imbatível”: clusters Linux de baixo custo

Jul 4, 2002 | Conteúdos Em Português

Release 2 do Oracle9i Database, Application Server e Oracle9i Developer Suite oferece suporte a Linux

Pesquisas independentes classificam o Oracle9i como a melhor escolha na comunidade Linux

A Oracle Corporation, a maior empresa de software empresarial do mundo, anunciou a ampliação do suporte para Linux na linha de produtos Oracle9i, que inclui o recém-lançado Release 2 do Oracle9i Database, Application Server e Oracle9i Developer Suite, demonstrando o seu compromisso em fornecer aos seus clientes opções de computação de maior fiabilidade e menor custo

Este anúncio significa que os clientes Oracle estarão mais bem equipados para desenvolver e implementar aplicações empresariais utilizando hardware de baixo custo para Linux e preservando as suas capacidades de TI existentes.

A IDC prevê que o Linux se irá tornar numa das principais plataformas para bases de dados empresariais nos próximos anos. Como tal, é um ambiente promissor para a Oracle concentrar as suas atenções”, disse Carl Olofson, Director de Programas da IDC. “A IDC estima que, com o correcto desenvolvimento e suporte para o Linux, a receita de mercado para DBMS relacional no Linux ultrapassará as receitas de DBMS relacional em UNIX até 2006, crescendo para 5.9 mil milhões de dólares.

Sendo o primeiro fornecedor a oferecer suporte para Linux numa base de dados relacional, um servidor aplicacional e um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento comercialmente disponíveis, a Oracle dado um contributo fundamental para promover o suporte ao Linux desde o início. A empresa, pioneira a levar o Linux para as empresas, foi apontada como o fornecedor de software preferido em inúmeras pesquisas independentes, tendo inclusive recebido vários prémios da Linux.

Recentemente, o Oracle9i Database foi reconhecido como a base de dados número um para Linux pelo Linux Journal, enquanto a Evans Data fez uma pesquisa junto dos programadores em Linux e descobriu que o Oracle9i Application Server é o servidor aplicacional mais implementado para desenvolvimento em Linux.

Release 2 do Oracle9i Database expande o suporte a Linux

O Oracle9i Database Release 2, a última actualização da premiada base de dados da Oracle, estabelece novos padrões de fiabilidade, escalabilidade e performance. Esta versão inclui novos recursos de alta disponibilidade, business intelligence e XML, bem como inúmeros melhoramentos na capacidade de gestão. A abordagem exclusiva da Oracle para cluster de base de dados no Oracle9i Database permitiu que clientes empresariais reduzissem o custo de implementação e gestão da base de dados.

Charles Rozwat, Vice Presidente Executivo de Tecnologias de Servidor da Oracle afirmou que: “através da inovação do cluster de base de dados na camada intermediária, a Oracle disponibilizou um componente essencial para a próxima plataforma de custo/ eficácia para empresas. Acreditamos que o Linux seja uma opção muito atraente para os nossos clientes e que continuará a sê-lo no futuro”.

Programadores em Linux exigem Oracle

Actualmente, o Oracle9i Database tem tido uma elevada procura na comunidade Linux. No ano passado, aproximadamente 370 mil downloads foram registados na Oracle Technology Network (OTN), o site da comunidade de programadores da Oracle. O Oracle9i Application Server e o Oracle9i Developer Suite também tiveram grande procura no ano passado, registando mais de 200 mil downloads.

Com a recente disponibilidade do Oracle9i Developer Suite com o Oracle9i JDeveloper, os programadores podem estender as aplicações empresariais ao Linux. Reduzindo o número de ferramentas isoladas de que necessitam para suportar todo o ciclo de desenvolvimento de aplicações, padrões de mercado e software de terceiros, o Oracle9i Developer Suite e o Oracle9i JDeveloper reduzem o custo e aceleram o desenvolvimento de aplicações J2EE e Web Services de alta qualidade e performance. Como o Oracle9i JDeveloper foi desenvolvido 100% para Java, é executado de forma nativa em máquinas Linux de baixo custo, proporcionando desempenho optimizado e escalabilidade, o que mais nenhum ambiente de desenvolvimento integrado Java pode alegar.
“Constatamos que o Oracle9i JDeveloper para Linux é um ambiente excelente para o desenvolvimento de J2EE, JSP e Web Services, e as nossas aplicações J2EE são implementadas exclusivamente em Linux utilizando o Oracle9i Application Server”, disse Rick Ross, Presidente da Comunidade Javalobby, com 66 mil membros. “O nosso número de membros aumentou mais de 10% em apenas dois meses, e o tráfego do nosso Web site aumentou aproximadamente 50%. Tenho a certeza de que o desempenho e escalabilidade do Oracle9i Application Server foram factores que influenciaram esse crescimento, pois todo o site está muito melhor”.

“Com a utilização do Oracle9i Application Server e do Oracle9i JDeveloper, ambos desenvolvidos em Java e totalmente portáveis, pudemos obter um progresso imediato no nosso plano para eliminar o Windows do nosso data center e mudar para Linux”, continuou aquele responsável. “Esta foi uma decisão estratégica de negócio para nós, permitindo aos nossos programadores trabalhar com muito mais produtividade. Além disso, prevemos que a mudança para o Linux nos proporcione uma redução significativa nos custos de hardware e administração. O Linux está definitivamente pronto para utilização empresarial”.

Já é possível fazer o download do Release 2 do Oracle9i Database, Application Server e Oracle9i Developer Suite para Linux gratuitamente na Oracle Technology Network. Um formato RedHat Package Manager (RPM) do Oracle9i JDeveloper para Linux estará disponível para os programadores que utilizam RedHat.

Dossiers-Empresas