. APDC visa alcançar maior visibilidade junto dos intervenientes do sector das TMT do norte do país
O mercado dos serviços e conteúdos, o estado de arte em relação ao UMTS, as perspectivas de disponibilidade de rede e serviços e a perspectiva internacional do sector são os temas fortes do dia
A APDC Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt), acaba de anunciar um seminário sobre Comunicações Móveis que se realizará no próximo dia 2 de Julho, no Hotel Porto Palácio (Porto), no âmbito da abertura da Delegação APDC Norte.
A abertura desta delegação surge na sequência de uma parceria com a Associação para a Promoção Cultural do Norte de Portugal (APCNP) e visa alcançar uma maior visibilidade da APDC junto dos intervenientes do sector das TMT do norte do país.
A APDC concebeu um programa de acção abrangente que contempla diversas actividades a desenvolver, até ao final do ano, a nível regional como seminários, jantares-debate e eventos desportivos e culturais.
Este programa de actividades inicia-se com o seminário Comunicações Móveis no qual a APDC pretende trazer a debate questões relacionadas com os novos desafios neste sector. As elevadas taxas de penetração nas redes GSM, a introdução das redes de 2.5G, a oferta de MMS sobre GPRS, os adiamentos sucessivos do arranque da terceira geração e o novo pacote regulamentar são alguns dos temas em destaque neste seminário, comentou Luís Ribeiro, Presidente da APDC.
O primeiro painel da manhã centra-se no tema do Mercado dos Serviços e dos Conteúdos, na óptica dos fornecedores de serviços. Sob a moderação de Frederico Martins Mendes estarão os oradores Carlos Roseiro (TMN), Rodrigo Samwell Diniz (Vodafone), Cláudia Machado (Optimus) e José Ferrari Careto (OniWay). Os intervenientes irão discutir os conteúdos dedicados ao acesso móvel, os conteúdos partilhados, multi-acesso e a necessidade de adaptação, os novos modelos de negócio e os serviços 2.5G.
O período da tarde começa com um painel dedicado ao Estado da arte em relação ao UMTS: a disponibilidade de terminais. Entre as presenças confirmadas estão os oradores António Aleixo (Sony Ericsson) e Joaquim Costa (Samsung) e o moderador Eliseu Crespo (ANACOM).
O segundo painel deste período vai ser dirigido pelo mesmo moderador e será subordinado à Disponibilidade da rede e dos serviços: perspectivas. No debate estarão presentes António Neto (Alcatel Portugal), Augusto Azevedo (Situs), Hans-Erhard Reiter (Ericsson), José Oliveira (NEC), Luís da Silva (Siemens) e Mário Ramos (Lucent Technologies).
O último painel do dia vai-se centrar na Perspectiva Internacional de evolução do sector. Sob a moderação de Conceição Casanova (APDC) estarão presentes António Gomes Azevedo (PT Móveis), Matthieu Coisne (Orange) e, ainda por confirmar, António Coimbra (Vodafone).
SOBRE A APDC
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, foi criada em Novembro de 1984, como instituição de utilidade pública sem fins lucrativos. Com a missão de acompanhar de muito perto a evolução do sector em Portugal e gerar um polo de debate, a APDC tem vindo a desenvolver actividades, desde então, no sentido de reflectir as grandes tendências deste mercado na sociedade portuguesa.
Hoje, com cerca de 2000 sócios individuais e cerca de 200 empresas associadas, a APDC fomenta e desenvolve várias actividades ao longo do ano, desde seminários a jantares-debate, passando pela criação de um novo certame dedicado à área do Multimédia, até à publicação mensal da revista Comunicações, atingindo o auge das suas actividades com a realização anual do Congresso das Comunicações, este ano na sua 12ª edição.
www.apdc.pt
Dossiers-Empresas