3159 — Partner Solutions disponibiliza assinaturas digitais

Sep 10, 2004 | Conteúdos Em Português

A Partner Solutions disponibilizou este mês a solução de Assinaturas Digitais CoSign, da empresa parceira Algorithmic Research, que permite aos utilizadores assinar documentos e e-mails electronicamente, «de forma rápida e segura, garantindo que os seus conteúdos não são alterados». Esta solução é uma mais valia para os projectos de gestão documental e workflow, contribuindo para um rápido retorno do investimento.

A solução de assinaturas digitais consiste numa unidade de hardware segura para geração e arquivo, de forma centralizada, das chaves de assinatura (pública e privada ) e respectivos certificados, atribuídos a cada um dos utilizadores autorizados a assinar documentos. Esta solução encontra-se integrada com diversos produtos de gestão de utilizadores, como a MS Active Directory. Através da componente cliente da solução, constituída por diversos plug-ins ou das funcionalidades de assinaturas digitais das próprias aplicações, os utilizadores de uma organização podem assinar digitalmente documentos Word e Excel, TIFFs, PDFs e e-mails, entre outros.

Para o utilizador, fica facilitada a tarefa de enviar documentos assinados para outros utilizadores, dentro ou fora da organização, já que a solução CoSign suprime a necessidade de impressão do documento em papel, assinatura manuscrita e envio por correio para o destinatário, dado que todos estes passos podem ser efectuados electronicamente.

A solução de assinaturas digitais destina-se a qualquer organização, independentemente do sector em que está inserida. A visão do escritório sem papel, através de soluções de arquivo, gestão documental ou workflow é potenciada pela solução da Algorithmic Research , pois esta garante a responsabilização dos utilizadores intervenientes nos processos e que efectuaram actos de gestão sobre os documentos.

As principais características desta solução são «a rapidez de implementação e o baixo custo», salienta, em comunicado, a integradora na área das Tecnologias de Informação.

Como principais funcionalidades, a solução CoSign permite assinar digitalmente múltiplos tipos de documentos e e-mails e, dependendo da aplicação em causa, adicionar uma assinatura gráfica ao documento, múltiplas assinaturas por documento, a verificação da validade da assinatura e respectivo certificado, garantindo que o conteúdo não foi alterado.

«Todo o desenvolvimento do sistema foi efectuado tendo em conta os mais exigentes standards de segurança e em consonância com as leis e regulamentações internacionais para as assinaturas electrónicas«, conclui a Partner Solutions .

2004-09-10

http://www.partnersolutions.com

Notícias – Indústria