3182 — Nokia introduz cartão de memória SD

Sep 20, 2004 | Conteúdos Em Português

NokiaA Nokia tornou-se membro da SD Card Association, assinando um acordo que permite a utilização de cartões de memória SD nos seus dispositivos. A especialista em comunicações móveis continuará a suportar os MultiMediaCards (MMC), os cartões mais utilizados em equipamento Nokia.

O cartão de memória SD é um dispositivo amovível de armazenamento de dados do tamanho de um selo de correio.
A introdução dos cartões de memória SD é considerada como «uma mais valia nos produtos Nokia com cartões de memória amovíveis, à medida que alcançam aceitação por parte do mercado de dispositivos móveis, câmaras digitais, câmaras de vídeo, PDAs, impressoras e televisão, entre outros aparelhos domésticos electrónicos».

A decisão da fabricante filandesa em associar-se à SD Card Association «irá auxiliar a especificação dos cartões SD, que possuem um desempenho, capacidade e adaptação adequada a dispositivos móveis».

«Adoptar tecnologias avançadas para criar novas plataformas compatíveis com os nossos serviços e dispositivos móveis é um passo natural na nossa estratégia de convergência digital», comentou Timo Poikolainen, vice-presidente Technology Marketing, Nokia.

O cartão MMC foi especialmente criado para telefones móveis e incorporado em standards abertos, e pode ser utilizado gratuitamente sem necessidade de licença. Por outro lado, os cartões SD estão disponíveis em todo o mundo e permitem a troca de informação digital entre os equipamentos, disponíveis no mercado, que podem incorporar o cartão SD.

Para alargar as características dos cartões de memória SD, em dispositivos móveis, a SD Card Association criou, recentemente, a Mobile Phone Task Force. Ao juntar-se a esta associação, a Nokia visa «contribuir para o futuro da padronização do cartão flash SD», adianta o comunicado de imprensa divulgado.

2004-09-20

Notícias – Indústria