3186 — Câmaras Municipais apostam na Internet

Sep 20, 2004 | Conteúdos Em Português

UMICA quase totalidade das Câmaras Municipais portuguesas dispõem de ligação à Internet, utilizando o acesso fundamentalmente para correio electrónico, troca de ficheiros e procura e recolha de informação e documentação. A consulta de catálogos de aprovisionamento e a troca de informação inter-municipios ou junto da Administração Central são algumas das outras utilizações que os serviços camarários dão aos computadores.

Autarquias compreendem importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação

Um estudo realizado pelo CIES/ISCTE e pela Universidade do Minho, a pedido do Governo, dá uma radiografia completa da utilização das tecnologias de informação e comunicação pelas Câmaras Municipais e a importância que estas dão à Internet.

Com efeito, cerca de 84 por cento têm um sitio na Internet e das que não o possuem, grande parte estão a proceder à sua construção.

As funções que as Câmaras Municipais mais disponibilizam no website são: download e impressão de formulários (34%); consulta a cidadãos (28%); utilização personalizada do website (13%); subscrição electrónica de jornais ou notícias seleccionadas (11%). Em relação à velocidade de acesso, o estudo conclui que metade das Câmaras Municipais usa velocidades superiores a 256 kbps na sua ligação à Internet sendo que, na maior parte dos casos, o seu uso é de alguma forma restringido: 63 por cento dão o acesso à Internet a uma parte dos funcionários.

Demonstra-se desta forma a importância das políticas sugeridas pela Iniciativa Nacional para a Banda Larga conduzida pela UMIC, notando-se que os serviços camarários também estão a mudar as suas políticas de acesso e a velocidade com que acedem.

Os recursos humanos são, igualmente, uma preocupação das Câmaras Municipais, no sector das tecnologias de informação e comunicação: 74% das Câmaras Municipais têm pessoal afecto exclusivamente às TIC ao mesmo tempo que 35% das Câmaras Municipais consideram que a inexistência ou escassez de Pessoal TIC tem condicionado negativamente o desenvolvimento das suas actividades.

fonte: UMIC (Unidade Missão Inovaçãoe Inovação)

 

2004-09-20

http://www.umic.gov.pt

Em Foco – Opinião
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA