320 — Oracle9i Database Release 2 ajuda clientes a reduzirem custos de armazenamento

Jul 5, 2002 | Conteúdos Em Português

Oracle anuncia nova tecnologia para compressão de tabelas, disponível na Release 2 do Oracle9i que permite aos clientes que possuem VLDBs obterem recursos de análise em tempo real através de uma infra-estrutura de data warehousing completa e integrada.logooracle

A Oracle Corporation, a maior empresa de software empresarial do mundo, anunciou durante o OracleWorld, em Copenhaga, uma nova tecnologia de compressão de tabelas. Disponível na Release 2 do Oracle9i Database, a tecnologia foi concebida com o objectivo de ajudar os clientes que possuem bases de dados de grandes dimensões (VLDB, Very Large Database) a aumentarem o tamanho total dos seus data warehouses.

Os testes preliminares demonstraram que a nova tecnologia pode comprimir de três a dez vezes o tamanho das tabelas de dados de um data warehouse, possibilitando aos clientes de VLDBs reduzir significativamente o custo total de armazenamento.

Sobre a tecnologia de compressão de tabelas do Oracle9i

Tendo em conta que a quantidade de dados vitais sobre negócios e clientes continua a aumentar, as empresas procuram novas formas de gerir esses dados com eficiência e uma boa relação custo-benefício, convertendo-os depois em informações através de várias aplicações analíticas. A nova tecnologia de compressão de tabelas do Oracle9i Database Release 2 possibilita, pela primeira vez, aos clientes que utilizam plataformas UNIX, Windows e Linux comprimir o tamanho das tabelas de base de dados.

Diversos clientes de VLDBs da Oracle, incluindo a France Telecom, testaram a nova tecnologia de compressão de tabelas como meio de ajudar a reduzir o custo total de propriedade das suas infra-estruturas de data warehousing. A tecnologia de compressão de tabelas é ideal para os clientes de VLDBs que desejam armazenar grandes volumes de dados históricos que são actualizados com pouca frequência.

“Nós registamos até 500 milhões de chamadas por dia, o que totaliza 42 terabytes de dados no nosso data warehouse. O nosso sistema de data warehouse Oracle provou ser bastante escalável, fiável e de elevada performance durante a utilização em produção”, referiu Jean-Luc Cochennec, Gestor de Projecto do Symphonie, na France Telecom. “Estamos a avaliar a nova tecnologia de compressão de dados do Oracle9i Database Release 2, pois acreditamos que esta pode ajudar-nos a reduzir significativamente os nossos custos de armazenamento”.

Em média, o custo de armazenamento de um terabyte de dados pode chegar aos 400 mil dólares. Ao utilizar a tecnologia de compressão de tabelas do Oracle9i Database Release 2, os clientes de VLDBs podem reduzir esse custo significativamente, baixando o custo total do seu sistema de data warehousing.

“A cada dia torna-se mais atraente a possibilidade de economizar com a compressão de dados utilizados com pouca frequência. Cerca de 70% do data warehouse típico é composto por dados históricos que são acedidos com relativamente pouca frequência – geralmente de uma a cem vezes por dia – em comparação com os dados mais actuais do data warehouse, que podem ser acedidos milhões de vezes ao dia e ocupam apenas uma pequena percentagem do espaço de armazenamento. A maioria dos utilizadores pode comprimir grande parte dos seus dados históricos de maneira vantajosa, libertando espaço para outras utilizações, incluindo dados que sejam mais pertinentes para as análises em tempo real”, afirmou Richard Winter, Presidente da Winter Corporation.

“A tecnologia de compressão de tabelas do Oracle9i Database Release 2 parece ser ideal para utilização em grandes bases de dados, mesmo aquelas que envolvem vários terabytes de dados. Esta nova capacidade de compressão promete ajudar os utilizadores a travarem os custos e obterem mais valor no investimento feito em bancos de dados de grandes dimensões”.

Até o momento, centenas de clientes recorreram às bases de dados Oracle para armazenar e gerir terabytes de dados para processamento analítico. Entre esses clientes encontram-se empresas como a Acxiom, a Amazon.com, a Best Buy, a Cathay Pacific, o CitiBank, a Georgia Pacific, a Korea Telecom, a NTT DoCoMo, o US Census Bureau e o Wells Fargo Bank.

O Oracle9i Database Release 2, integra completamente a funcionalidade relacional e multidimensional – OLAP, data mining, ETL – directamente da base de dados, permitindo que os clientes beneficiem de análise em tempo real com maior escalabilidade, melhor fiabilidade, mais segurança e performance superior, a custos bastante inferiores. Com a utilização da Release 2 do Oracle9i Database os clientes podem construir um data warehouse para reunir dados críticos, implementar business intelligence mais rapidamente e contar com escalabilidade ao ritmo dos seus negócios, sem incorrer nos custos extras associados à construção de um data warehouse.

http://www.oracle.com

Notícias – Press Releases