3217 — Número de clientes das redes móveis estabiliza

Oct 18, 2004 | Conteúdos Em Português

ANACOMOs mais recentes dados estatísticos compilados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) indicam a existência, no final do segundo trimestre de 2004, de 9,33 milhões de clientes das redes móveis, o que representa uma diminuição de 0,08 por cento face ao trimestre anterior. Em termos de crescimento anual, observa-se um aumento de 8,2 por cento, correspondente ao acréscimo de 707 mil assinantes.

A ligeira quebra no número de assinantes face ao trimestre anterior resulta essencialmente da redução aproximada de 32 mil assinantes de planos pré-pagos. Já os dados relativos aos detentores de planos de assinatura registam um crescimento de 25 mil assinantes, relativamente ao primeiro trimestre do ano em curso.

A realização do campeonato europeu de futebol Euro 2004, durante o mês de Junho, parece ter tido efeitos no tráfego gerado nas redes móveis. Os dados agora divulgados mostram uma curva claramente ascendente no segundo trimestre, tanto no número de minutos e chamadas para redes internacionais (mais 18,5 por cento e 22,3 por cento, respectivamente) como no tráfego em minutos originado nas redes internacionais e com terminação móvel, que sofreu um aumento de 21 por cento.

Genericamente, os dados relativos ao tráfego mostram variações positivas. É esse o caso do tráfego originado nas redes móveis, que cresceu neste trimestre 2.656 milhões de minutos e 1.510 milhões de chamadas. É também o que se passa com o tráfego terminado na rede móvel, que aumentou 3,7 por cento se comparado com os primeiros três meses de 2004.

No segundo trimestre de 2004, havia 33.463 números portados entre operadores móveis, valor que traduz uma média de 5 mil novos números portados cada três meses.

No mesmo período, os clientes dos três prestadores de STM em actividade enviaram 604 milhões de mensagens escritas (SMS), o que representa uma variação positiva de 1,2 por cento em relação ao trimestre anterior.

Mais informações

 

2004-10-18

http://www.anacom.pt

Em Foco – Opinião