3220 — COMTEC 2004 aquém das expectativas

Oct 25, 2004 | Conteúdos Em Português

ComtecA COMTEC reuniu na FIL (Parque das Nações), durante quatro dias, várias feiras de tecnologia de informação, telecomunicações e imagem, integrando a Inforpor, Expotelecom, Imaging e Fotimag Digital. A iniciativa ficou marcada por ausências de peso nas empresas representadas e pelas poucas novidades tecnológicas que trouxe aos profissionais do sector.

O evento, que decorreu entre 20 e 23 de Outubro, numa área global de 100 mil metros quadrados distribuídos por dois pavilhões de exposições, promoveu conferências e workshops dedicados à Mobilidade (dia 20 de Outubro), à Banda Larga (dia 21), ao conceito de Empresa Digital (dia 22) e à Imagem e Multimedia. Paralelamente decorreram vários seminários e actividades promovidas pelas cerca de 150 empresas presentes no local.

Para a organização, a cargo da Certame e Expolíder, a COMTEC-04 visou apresentar um «novo conceito de intercâmbio, uma nova forma de gerar negócios, partilhar ideias, promover projectos».

A COMTEC-04 foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Domingos Jerónimo, que se fez acompanhar de alguns membros do Executivo e do gestor da UMIC (Unidade de MIssão, Inovação e Conhecimento), Diogo Vasconcelos .

Este ano, a iniciativa que sucede à Inforpor e ExpoTelecom contou com um menor número de empresas representadas, face a 2003 (e considerando que juntou duas novas áreas temáticas, imagem e fotografia)registando ausências de empresas como a Portugal Telecom ou os três operadores móveis nacionais (Optimus, Vodafone e TMN).

O primeiro dia da COMTEC-04 foi dedicado ao tema ‘Mobilidade’, reunindo, na conferência de abertura Carlos Zorrinho, da Universidade de Évora, Carlos Rydin, da Capgemini e Paulo Laureano, da Mr. Net. O painel reforçou a importância actual da mobilidade, que tem a sua maior expressão no crescimento mundial da utilização de telemóveis, nos últimos aos, (segundo dados recentes divulgados pelos oradores, cerca de 1.1 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, usam telemóvel). Os computadores são outro elemento chave no desenvolvimento da mobilidade, desde que assumiram a portabilidade, verificando-se uma oferta cada vez mais alargada de dispositivos, desde gadgets a PDAs, que facilitam a mobilidade. Paralelamente, há cada vez mais plataformas de suporte wireless, como o Wi-fi, Bluetooth e infra-vermelhos.Cada vez mais empresas recorrem ao avanço tecnológico da mobilidade, concluiu-se.

O segundo dia da feira ficou marcado pelo debate em torno da banda larga, com a apresentação de várias business solutions para o sector, como as soluções que deverão aliar vVoz, vídeo e dados, demonstradas em tempo real pela Cisco Systems e Ericsson, empresas que visam apostar no acesso de banda larga. De notar a ausência de operadores como a PT, Novis e ONI, nesta COMTEC 2004 fraca em novidades tecnológicas.

“Empresa digital’ foi o tema do terceiro dia do evento. A Primavera Software lançou na feira o seu novo programa para Construção Civil e Obras Públicas, (Primavera CCOP), a sua aposta numa solução global que integra a componente técnica da construção civil com a área administrativa e financeira.

Finalmente, o último dia da feira dedicada aos profissionais do sector das Tecnologias de Informação e Telecomunicações, que abriu as portas ao público em geral, concentrou-se no mundo apelativo da comunicação de imagem e multimédia. Mas também nestas áreas as novidades em exposição não foram muitas.

Segundo avança a Casa dos Bits, a Certame já lamentou as ausências de peso na feira, garantindo que «fez todos os esforços para desenhar um novo modelo de evento que fosse de encontro às expctativas dos seus destinatários» (incluindo contactar 30 a 40 empresas “pilar do sector”, das quais só uma compareceu). Agora a organização da COMTEC pondera ajustar o formato da feira para o próximo ano, incluindo ao nível das datas de realização do evento, que poderão vir a ser alteradas para um período pós-Cebit.

 

2004-10-25

http://www.comtec.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto