3224 — Consumidores on-line preferem cada vez mais MBNet

Oct 25, 2004 | Conteúdos Em Português

Painel 2.º Trimestre 2004 Unicre/Vector21 - Portugueses e Compras na NetO último painel trimestral de consumidores Unicre/Vector21, do qual saiu o relatório “Os Portugueses e as Compras na Internet”, referente ao 2.º trimestre de 2004, confirma que «na análise das formas de pagamento adoptadas, quanto à preferência dos consumidores online nacionais, os cartões, nas suas várias modalidades, estão a destronar definitivamente o pagamento à cobrança, que foi inicialmente a forma mais utilizada».

Tal como vem sucedendo regularmente desde há três anos, a Unicre divulgou os mais recentes resultados da consulta trimestral ao painel de consumidores Unicre/Vector XXI, relativo aos meses de Abril, Maio e Junho deste ano.

A tendência é para se pagar de forma segura
Se ainda há uma parcela significativa de consumidores que, pagando com cartão, o fazem de forma não segura, nota-se uma tendência para alterar esta prática, com o número de aderentes ao MBNet a crescer na ordem dos 4,2% em relação ao trimestre anterior (atingiu agora 18,8% dos utilizadores que integram o painel).

As justificações dadas pelas pessoas para a sua adesão foram, maioritariamente, o facto de este serviço de pagamento inspirar confiança e ser prático, ambos os factores com 33% de respostas. De entre os aderentes, cerca de 75% revelaram já ter efectuado pagamentos através do MBNet .

Compras em sites nacionais quase duplicaram
Da leitura do relatório da análise feita ao painel de consumidores no segundo trimestre de 2004, destaca-se o facto de 50% das compras efectuadas durante este período pelos consumidores nacionais terem ocorrido em lojas electrónicas nacionais, contra os 26,7% registados no primeiro estudo do ano. Outro dado em relevo é o aumento significativo do número de netconsumidores (43,8%) face ao trimestre anterior (31,3%) e a diminuição em cerca de 14% do número de pessoas que afirmaram nunca ter feito compras pela Internet, também comparativamente ao primeiro trimestre do ano.

Homens e mulheres compram em igual proporção
De acordo com este estudo, não há distinção entre a percentagem de homens e a de mulheres que fazem compras através da Internet, com 50% para cada um dos sexos. Estes valores revelam um aumento de 30% de netconsumidoras. Em relação ao estatuto profissional dos que compram via Internet, são os “quadros superiores” que se mantêm como a categoria profissional que teve maior peso, com um total de 28,6%. Quanto à variável idade, conserva-se a predominância da faixa etária 20-29 anos, com 46,4% .

“Reservas em unidades de alojamento” apresentam crescimento significativo

Provavelmente por coincidir com o Verão, é interessante verificar o aumento significativo das “Reservas em unidades de alojamento” neste segundo trimestre de 2004, que passaram de 7% para 18%. Porém, os “livros” continuam a ser o produto mais procurado pelos consumidores na Internet (43%), seguidos pelos “produtos informáticos” (32%) e “reservas de viagens” (21%).

O nível de satisfação registou uma diminuição pouco significativa, uma vez que a maioria dos itens apresenta índices de classificação superiores a 3, numa escala de 1 a 4. O índice geral de satisfação é de 3,2. Por sua vez, o valor médio gasto em compras online diminuiu de 683€ para 405€ em relação ao período homólogo do ano anterior.

Consumidores utilizam Internet para obter informações sobre produtos
Apesar da tendência de crescimento apresentada, os internautas continuam, na sua maioria (95,3%), a utilizar a Internet como ferramenta de pesquisa de informações complementares sobre produtos, para que, posteriormente, possam efectuar a compra no comércio presencial.

Reduzida é ainda a percentagem de pessoas que afirmam ter posto produtos à venda na Internet (6,3%). Destes, apenas 25% conseguiram concretizar a venda.

Finalmente, 74,25% dos inquiridos revelaram intenção de recorrer no futuro às lojas electrónicas para aquisição de produtos ou serviços.

Para aceder à versão integral do Painel trimestral UNICRE/Vector21 – “Os Portugueses e as compras na Internet” clique AQUIe consulte a rubrica Estudos sobre Economia Digital.

Fonte: Unicre/Vector21

2004-10-25

http://www.vector21.pt

Em Foco – Opinião