3243 — Governos regionais da Europa aderem ao e-government

Nov 17, 2004 | Conteúdos Em Português

NextiraOneAlguns dos governos locais e cidades da Europa estão adiantados em relação ao calendário previsto para a implementação das práticas de e-government, tendo já realizado investimentos em soluções de comunicação da próxima geração, permitindo-lhes fornecer ao público um serviço de qualidade superior, conclui um relatório internacional recente sobre o sector público realizado pela NextiraOne.

As autoridades locais estão concentradas em disponibilizar ao cidadão serviços públicos online, tendo em vários casos de cumprir prazos definidos pelos governos centrais. Um relatório internacional sobre o sector público realizado pela NextiraOne, que tem créditos firmados no desenho de soluções de comunicações para governos locais, analisou os projectos de e-government em desenvolvimento na Europa para determinar que regiões mais se destacaram ao nível da inovação.

De acordo com o relatório, as dez regiões que adoptaram as soluções de comunicações mais avançadas são:
– Conseil Général des Yvelines (França)
– Lille Métropole Communauté Urbaine (França)
– Gemeente Gouda (Holanda)
– Mairie de Lyon (França)
– Bedfordshire County Council (Reino Unido)
– Middlesbrough Borough Council (Reino Unido)
– Province of Liege (Bélgica)
– Provincial Government of Lower Austria (Áustria)
– Assemblea Regionale Siciliana (Itália)
– Stockton Borough Council (Reino Unido)

A NextiraOne é líder global no fornecimento de soluções integradas de comunicação empresarial de “próxima geração” contando com uma década de experiência no desenvolvimento de soluções para governos locais. Este facto permite à NextiraOne parametrizar as necessidades tecnológicas em relação às infraestruturas convergentes de comunicações baseadas em IP.

As aplicações mais frequentemente adoptadas privilegiam áreas como a Segurança, Vigilância e sistemas de alarme, integração com aplicações já existentes no local, comunicações unificadas, tecnologias avançadas de mobilidade pessoal e serviços de manutenção on-going.

“Enquanto as iniciativas de e-government ainda permanecem em análise na Europa, existem alguns bons exemplos de investimentos em Inovação que fazem a diferença na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos” afirma Pierre Créau, vice-presidente para a área de European Public Sector Strategy da NextiraOne .

“Os governos locais mais avançados da Europa olham para as tecnologias de comunicação avançada não apenas como uma maneira de poupar custos através de maior eficiência e da prestação de melhores serviços ao público, mas também como uma questão económica que vai ajudar a atrair investimento para as suas regiões. Cada vez mais o e-government está a transformar-se num ponto de venda” concluiu.

A NextiraOne identificou estes dez governos locais como exemplos de organizações tecnicamente avançadas que activaram serviços que ou estão mais avançados do que as metas estabelecidas pelos respectivos mandatos de e-government ou então que anteciparam os prazos para o cumprimento dos objectivos estabelecidos para o uso de tecnologia e inovação.

O portfolio de soluções da NextiraOne abrange cinco áreas críticas com impacto na implementação e gestão das infra-estruturas de voz e dados dos governos locais:
1. Disponibilização de serviços (Service Enablement) – Melhoria da eficiência das aplicações de e-government para o público através da utilização de tecnologias avançadas de comunicação.
2. Excelência Operacional – Melhoria da eficiência da gestão, e da efectividade na utilização dos recursos.
3. Segurança – Serviços e soluções completas de segurança de infra-estrutura de comunicações, assegurando a protecção contínua através de soluções de vigilância, alarmística, e sistemas integrados de emergência.
4. Serviços – Serviços geridos e modelos financeiros capazes de garantir serviços de alta qualidade de forma económica, incluindo a minimização de quebras de serviço da rede de comunicações.
5. Mobilidade – criação de infra-estruturas que permitam a comunicação entre indivíduos autorizados e a troca segura de informações independentemente do local de trabalho, utilizando aplicações e aparelhos de mobilidade avançada e integrada.

«O maior problema dos governos locais na fase de análise dos projectos de comunicações para o e-government é a falta de experiência e sensibilidade em relação a este tipo de tecnologia», referiu Pierre Créau . «Os governos que sabiam claramente quais eram as suas necessidades e que fizeram uma avaliação da tecnologia que melhor respondia às suas necessidades, foram os que obtiveram mais sucesso com a instalação de soluções de comunicações e que mais beneficiaram com essa decisão», concluiu.

Fonte: NextiraOne 

2004-11-18

http://www.nextiraone.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto