3297 — 78% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço têm acesso à Internet

Dec 13, 2004 | Conteúdos Em Português

UMIC«O acesso à Internet é uma realidade para 78% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço», segundo os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da INE PortugalInformação e da Comunicação nas Empresas, realizado em 2004 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) com a colaboração da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC). Este estudo revela ainda que 92% destas empresas utilizam computador, enquanto 30% possuem presença na Internet através de website.

 

Sociedade da Informação e do Conhecimento
Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas – 2004


Tecnologias da Informação e da Comunicação

A análise da utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de acordo com a dimensão
da empresa evidencia a total penetração destas tecnologias no universo das grandes empresas (empresas com 250 e mais pessoas ao serviço).

Cerca de metade das médias empresas (entre 50 e 249 pessoas ao serviço) e de um quarto das pequenas empresas (entre dez e 49 pessoas ao serviço) está presente na Internet, através de website.

No universo das empresas com 50 e mais pessoas ao serviço, 96% declaram ter acesso à Internet; para as pequenas empresas esta proporção é de 74%.

O e-mail é utilizado praticamente pela totalidade das grandes empresas, por 94% das médias e por 68% das pequenas, situando-se em 73% o indicador global da utilização de e-mail.


QUADRO I – Tecnologias da Informação e da Comunicação nas empresas com dez e mais pessoas ao serviço, em 2004, segundo a dimensão da empresa (%)

Inquérito Utilização TI

A observação destes indicadores por actividade económica revela que são as empresas ligadas à Construção aquelas em que, comparativamente, a penetração das TIC é menor: cerca de 15% destas empresas têm presença na Internet, enquanto 60% utilizam e-mail e 62% dispõem de ligação à Internet.

As empresas cuja actividade económica está ligada a Actividades Financeiras, a Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, a Alojamento e Restauração e a Actividades Imobiliárias, Alugueres e Serviços Prestados às Empresas revelam maior permeabilidade às TIC, com praticamente a totalidade daquelas a utilizar
computador. No conjunto destas empresas, cerca de 95% acedem à Internet e mais de metade (aproximadamente 54%) detêm presença na Internet.

QUADRO II – Tecnologias da Informação e da Comunicação nas empresas com dez e mais pessoas ao serviço, em 2004, segundo a actividade económica da empresa (%)

Inquérito Utilização TI

No universo das empresas com dez e mais pessoas ao serviço ligadas à Internet, a maior parte (51%) acede através de DSL, sendo o modem analógico a segunda tecnologia de acesso mais utilizada. A ligação por RDIS é detida por mais de um quarto das empresas com ligação à Internet, enquanto a ligação sem fios é utilizada por cerca de 4% das mesmas.

Analisando a capacidade máxima de débito disponível da ligação à Internet, verifica-se que mais de 65% das empresas com acesso à Internet se ligam à rede através de uma velocidade igual ou superior a 128 Kbps. Cerca de 5% das empresas detêm uma velocidade de ligação igual ou superior a 2 mbps.

Interacção com Organismos Públicos

Aproximadamente 58% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço interagem através da Internet com
organismos, entidades e autoridades públicas, prática que varia na razão directa da dimensão da empresa: 51%
das pequenas empresas interagem com organismos públicos através da Internet, para 86% e 95% das médias e
grandes empresas, respectivamente.

Em termos de actividade económica, as empresas financeiras destacam-se, acompanhadas pelas empresas que desenvolvem Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, com níveis de interacção elevados: 94% e 95%, respectivamente. As empresas ligadas à Construção ocupam o último lugar no ranking por actividade
económica: a proporção destas empresas que interage com organismos públicos através da Internet é de, aproximadamente, 47%.


QUADRO III – Empresas com dez e mais pessoas ao serviço que interagem com organismos públicos, entidades e autoridades públicas, em 2004, segundo a dimensão da empresa (%)

Inquérito Utilização TI

Das empresas que interagem com organismos públicos, 89% têm como propósito a obtenção de informações;
88% o preenchimento e submissão de formulários ou impressos online; e 82% a obtenção de formulários ou
impressos.

Segurança

A segurança é uma preocupação para cerca de 74% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço, as quais afirmam utilizar pelo menos uma aplicação de segurança. A proporção de pequenas empresas que refere dispor de pelo menos um dispositivo de segurança é de 70%; as médias e grandes empresas detêm níveis de utilização superiores à média neste domínio: 92% e 99%, respectivamente.

A verificação de vírus e adopção de software de protecção é a aplicação de segurança mais comum entre as empresas: 69% afirmam utilizá-la. Firewalls e servidores seguros são os dispositivos que se seguem em termos de posse, sendo detidos por cerca de 30% e 29% das empresas, respectivamente. A assinatura electrónica digital
como mecanismo de autenticação é empregue por cerca de 6% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço.

GRÁFICO I – Empresas com dez e mais pessoas ao serviço que utilizam aplicações de segurança, em 2004, por tipo de dispositivo (%)

Inquérito Ulização TI

Comércio Electrónico nas Empresas Não Financeiras

Em 2003, 21% das empresas não financeiras com dez e mais pessoas ao serviço realizaram comércio electrónico, efectuado através de Internet ou através de outras redes electrónicas, como EDI, por exemplo.

A proporção de empresas que adopta a Internet para efectuar comércio electrónico é de 16% e 6%, respectivamente, para as vendas e para as encomendas online.

As vendas online foram praticadas por cerca de 7% daquelas empresas, destacando-se as grandes empresas neste exercício, já que aproximadamente um quarto das mesmas vendeu bens e/ou serviços online em 2003.

GRÁFICO II – Empresas não financeiras com dez e mais pessoas ao serviço que utilizaram o comércio electrónico para encomendar e vender produtos em 2003, segundo a dimensão da empresa (%)

Inquérito Ulização TI

No comércio electrónico, as encomendas são, comparativamente às vendas, uma prática mais comum entre as
empresas portuguesas: em 2003, cerca de 18% das empresas não financeiras encomendou bens e/ou serviços
através de Internet ou de outras redes electrónicas. Mais uma vez as grandes empresas distinguem-se: 38% das
empresas com 250 e mais pessoas ao serviço efectuou encomendas online, para 30% das médias e 15% das
pequenas empresas.

Interacção com Clientes nas Empresas Financeiras

Em 2003, cerca de 2/3 das empresas que desenvolvem Actividades Financeiras apresentaram bens e/ou serviços através de Internet ou outras redes electrónicas. De acordo com o número de pessoas ao serviço, é junto das grandes empresas que se encontra a maior proporção de empresas que anuncia os seus bens ou serviços via electrónica: 88% destas empresas recorre à Internet ou a outras redes para apresentar os seus produtos. A proporção de pequenas e médias empresas que desenvolve esta prática ronda os 62%.


QUADRO IV – Empresas financeiras com dez e mais pessoas ao serviço que apresentaram produtos através de Internet ou outras redes em 2003, segundo a dimensão da empresa (%)

Inquérito Ulilização TI

No universo das empresas que apresentam bens e/ou serviços electronicamente, a quase totalidade (94%) interagiu com os seus clientes através desse meio, em 2003.

A Internet distancia-se das outras redes quando se analisa a rede através da qual as empresas interagem com os seus clientes: 65% das empresas declaram utilizar a Internet, enquanto 21% adoptam outras redes para o mesmo efeito.
É nas médias empresas que esta diferença mais se acentua: 56% destas empresas recorre à Internet, enquanto 7% interage com os seus clientes através de outras redes.

As grandes empresas são, em média, as que mais interagem com os seus clientes através de outras redes (46% das mesmas), ainda que recorram sobretudo à Internet (81%).

Fonte: INE/UMIC

2004-12-13

http://www.umic.gov.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião