338 — Linha SOS Ambiente 24 com 130 chamadas em três dias

Jul 8, 2002 | Conteúdos Em Português

Governo disponibilizou serviço telefónico para alertas e informações sobre problemas ambientais. O 808 200 520 entrou em funcionamento na passada sexta-feira.

Com o objectivo de resolver problemas a nível ambiental, foi posta em funcionamento a linha SOS Ambiente 24 , onde os cidadãos podem denunciar agressões e crimes ambientais.

O 808 200 520 entrou em funcionamento na passada sexta-feira, pelas 16 horas (hora oficial), no decorrer de uma cerimónia presidida pelo Ministro das Cidades, do Ordenamento do Território e do Ambiente, Isaltino Morais, e pelo Ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes.

A linha SOS Ambiente era uma ambição dos ambientalistas, nomeadamente da Quercus, que tinha vindo a alertar para a sua necessidade. Proposta finalmente aceite e anunciada no dia 20 de Junho, por Isaltino Morais, no âmbito de um debate no Parlemento sobre Política do Ambiente.

O serviço funcionará 24 horas por dia , encaminhando as denúncias para as autoridades competentes, a Inspecção Geral do Ambiente (IGA) e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Para além de ser um veículo para denúncia e alerta de crimes ambientais, a nova linha poderá ser considerada também como uma fonte de informação e de esclarecimento de dúvidas para o cidadão sobre qualquer questão a nível ambiental.

Segundo António Alves, Inspector Geral do Ambiente, até às 16 horas de segunda-feira, portanto, três dias passados, foram recebidas 130 chamadas denunciando essencialmente casos de ruído excessivo e de deposição de resíduos. Das chamadas recebidas, a sua maioria teve origem nos destritos do Porto e de Braga.

O Inspector Geral do Ambiente faz o apelo para que sejam realizadas denúncias somente de carácter ambiental, pelo facto de, por vezes, a linha estar a ser utilizada e ocupada para denunciar casos de outro tipo.

Notícias – Indústria