3637 — Lançada petição pelo consultório do Ciberdúvidas

Aug 30, 2005 | Conteúdos Em Português

CiberdúvidasO consultório do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, um sítio na Internet que recebia semanalmente cerca de 500 perguntas, encerrou há um mês e vai continuar fechado por falta de apoios. Agora os seus responsáveis lançaram uma petição para recolher assinaturas contra o encerramento deste serviço.

 José Mário Costa, responsável pelo consultório em conjunto com a Sociedade de Língua Portuguesa, revelou ontem à Agência Lusa que os contactos junto de entidades públicas e privadas para angariar apoio financeiro foram «infrutíferos». O Cíberdúvidas da língua portuguesa tem um arquivo de 16 mil questões mais frequentes, «que pode continuar a ser consultado na Internet, mas o consultório linguístico, que recebe cerca de 500 perguntas semanais, vai deixar de funcionar», dado que não há verbas para suportar os custos com os linguistas e outros especialistas da língua portuguesa que respondiam às questões colocadas.

José Mário Costa já pediu apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Cultura, Instituto Camões e vários grupos empresariais, mas até agora só o Ministério da Educação destacou uma professora a tempo inteiro para trabalhar no Ciberdúvidas.

Ao fim de oito anos e meio de existência, o sítio acumulou um arquivo de respostas a dúvidas sobre ortografia, sintaxe e pronúncia da língua portuguesa, respondidas por uma rede de especialistas da área. Fundado por José Mário Costa e pelo jornalista João Carreira Bom, o Ciberdúvidas é visitado diariamente por três mil a cinco mil pessoas.

Um abaixo-assinado foi lançado no último fim-de-semana para recolher assinaturas contra o encerramento do consultório do Ciberdúvidas, que serão enviadas ao primeiro-ministro, Ministério da Cultura, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Secretaria de Estado das Comunidades e Instituto Camões .

Fonte: Lusa

 

2005-08-30

http://ciberduvidas.sapo.pt/

Lazer e Consumo