368 — CBE aposta na área da Qualidade com certificação ISO 9001:2000

Jul 15, 2002 | Conteúdos Em Português

Um Sistema de Gestão da Qualidade que pretende abranger a Engenharia, Construção, Instalação, Manutenção e Cadastro de Infra-Estruturas de Telecomunicações, tanto da Rede Fixa, como da Rede Móvel.

A CBE, empresa na área de Engenharia e Construção em Telecomunicações a nível nacional, anuncia o reforço da aposta na área da Qualidade através do arranque do processo de certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade com a norma ISO 9001:2000.

O processo de certificação tem uma duração total de 14 meses, estando prevista a sua conclusão para Setembro de 2003. Ao longo deste período, os trabalhos são desenvolvidos em quatro fases distintas: diagnóstico e formação; desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade; implementação do sistema de gestão da qualidade; auditoria de concessão.

A primeira fase do projecto decorre ao longo deste mês com o diagnóstico da situação e a formação e sensibilização dos colaboradores da empresa para os objectivos e pressupostos da certificação.

Entre Agosto de 2002 e Janeiro de 2003 será desenvolvido o Sistema de Gestão da Qualidade, visando potenciar aspectos positivos da operacionalidade e da cultura empresarial, de acordo com os requisitos da norma de referência (ISO 9001:2000).

A implementação do sistema de gestão da qualidade decorrerá entre Janeiro e Julho de 2003 e a quarta fase, relativa à auditoria de concessão da certificação, será levada a cabo em Setembro de 2003 encerrando o processo.

“O principal objectivo do projecto da Qualidade da CBE é melhorar o valor acrescentado fornecido aos nossos clientes, através de um processo de melhoria contínua, permanentemente orientado para o conhecimento das suas expectativas e centrado na optimização dos processos de trabalho”, comentou Carlos Barroqueiro, Administrador Executivo da CBE.

Sobre o processo de certificação da CBE

Para executar o projecto foi criado um grupo de trabalho constituído por um consultor externo, pelo responsável interno do projecto, pelos responsáveis das três direcções da CBE (Rede Fixa, Rede Móvel e Financeira) e por um coordenador de cada uma das direcções indicadas (com a função de assegurar o desdobramento operacional das acções a realizar).

O Sistema de Gestão da Qualidade irá abranger toda a actividade da empresa nas vertentes de Engenharia, Construção, Instalação, Manutenção e Cadastro de Infra-estruturas de Telecomunicações, tanto da Rede Fixa, como da Rede Móvel.

Para a CBE, as vantagens da certificação passam pela optimização dos processos, pela redução dos custos, dos prazos de entrega e, consequentemente, por melhorias a nível da produtividade e da competitividade da empresa face ao mercado. O processo representa também uma aposta no desenvolvimento das capacidades de gestão, na motivação dos colaboradores e na melhoria sustentada da imagem institucional da CBE, segundo um comunicado da empresa.

“A satisfação do cliente é a única Vantagem Competitiva Sustentável a médio e longo prazo, e esta satisfação não existe sem um forte investimento estratégico na área Qualidade”, concluiu Carlos Barroqueiro.

http://www.cbe.pt

Notícias – Press Releases