3686 — 2006 será o ponto de inflexão da tecnologia RFID

Sep 19, 2005 | Conteúdos Em Português

RFIDA tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (Rádio Frequency Identification – RFID) vai atingir o ponto de viragem no final de 2006, preveem os especialistas do Unisys Global Visible Commerce. As empresas vão avançar para além da fase piloto, implementando infra-estruturas de RFID que se vão tornar, rapidamente, no elemento fundamental para os seus negócios em 2006.

De acordo com a Unisys, a adopção desta infra-estrutura pela indústria da aviação vai mais do que duplicar em 2006, devido à recente regulamentação, que permite que a tecnologia RFID passiva seja utilizada para bens de consumo transportados em aviões ou em áreas específicas dos aviões.

A indústria internacional de transportes e navegação vai também obter grandes benefícios lucrando da aprendizagem já preconizada pelos sectores pioneiros nestas matérias – retalho e bens de consumo, automóvel, saúde e ciências da vida, bem como militar.

A adopção da RFID trouxe enormes vantagens que marcaram, em definitivo, o ano de 2005. A construção de nódulos, de que é exemplo a conclusão da tecnologia normalizada RFID passiva Gen 2 – que torna possível, a nível mundial, a utilização de uma só etiqueta segura – vai permitir a utilização desta tecnologia por todas as indústrias.

Os fornecedores têm vindo a implementar a tecnologia RFID , de forma a alcançarem as normas estabelecidas pelos grandes retalhistas, desde 2003.

De acordo com a Unisys, em 2006 o outsourcing de suporte às infra-estruturas de RFID vai aumentar em mais de 400%. Este crescimento será um resultado directo de as empresas começarem a tratar estas infra-estruturas como uma parte fundamental do seu negócio, facto que provará a crescente maturidade desta tecnologia.

Fonte: Unisys

 

2005-09-19

Notícias – Indústria