3697 — Avaliação internacional de motores de pesquisa dá 1.º lugar a Priberam

Sep 27, 2005 | Conteúdos Em Português

A Priberam conquistou o primeiro lugar na edição de 2005 do [email protected], competição internacional de avaliação de sistemas de resposta automática a perguntas. Num total de vinte e quatro participantes de vários países, o sistema português, a concurso pela primeira vez, foi o que obteve um melhor desempenho, com 64.5% de respostas correctas.

O CLEF (Fórum de Avaliação Cruzada de Línguas), é constituído por uma série de avaliações conjuntas que pretendem promover a pesquisa e desenvolvimento na área de recolha de informação em várias línguas.

No caso particular do [email protected] (Question Answering) é avaliada a capacidade dos programas informáticos responderem de forma precisa (e não com uma lista de documentos) às questões colocadas pelos seus utilizadores. Na avaliação deste ano, que de uma forma geral teve melhores resultados que as edições anteriores, a Priberam respondeu de forma correcta a 129 perguntas das 200 propostas ao sistema. Em segundo lugar ficou o participante francês, com 64% de respostas certas e, em terceiro, o holandês, com 49.5% .

«A área dos motores de pesquisa com características como as que foram avaliadas no CLEF 2005 é fruto do desenvolvimento de sinergias entre as duas principais áreas de negócio da Priberam – as ferramentas linguísticas e as ferramentas de informação jurídica – que, já no passado, tinham estado na origem de produtos como os dicionários e enciclopédias em formato digital», comentou Carlos Amaral, administrador da Priberam. «O futuro é muito promissor pois grande parte do software já desenvolvido pode ser aplicado a outras línguas como é o caso do castelhano”, concluiu.

2005-09-27

http://www.priberam.pt

Notícias – Indústria