3780 — 12 milhões de euros para Sistema Nacional de Vídeo – Vigilância Florestal

Nov 30, 2005 | Conteúdos Em Português

COTECA COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação estima que em 2005 os prejuízos decorrentes de áreas ardidas atinjam os 480 milhões de euros, seguindo a tendência de crescimento verificada nos últimos anos. Segundo dados tornados públicos no âmbito do Seminário “As Tecnologias de Informação ao Serviço da Protecção Civil” todos os anos se acresce em 6.200 hectares o território florestal nacional vítima de incêndio.

Na expectativa de se conseguir baixar estes números, prevê-se um investimento de cerca de 12 milhões de euros na substituição da rede nacional de postos de vigia (RNPV) por um sistema de vídeovigilância nacional com plataforma de comunicações baseada em links de micro ondas. Refira-se que actualmente as comunicações entre os postos de vigia e os centros de detecção e prevenção realizam-se através de equipamentos rádio em modo SIMPLEX e uma rede de repetidores em modo SEMI-DUPLEX .

Paulo Relvas, vice-presidente do INOV explica que o Sistema Nacional de VídeoVigilância Florestal compreenderá 161 torres de vídeovigilância (15 já em funcionamento no âmbito de diferentes iniciativas), cobrirá 51% do território e terá associado custos anuais na ordem dos 175 mil euros, 600 mil euros e 983 mil euros em termos de licenças Anacom, manutenção e operações. Ressalta que nos primeiros cinco anos os custos entre o tradicional sistema de postos de vigia e a solução por vídeovigilância estarão equiparados, mas que ao fim de dez anos a poupança deverá situar-se nos 10 milhões de euros. No âmbito deste projecto está ainda prevista a existência de 18 centros de controlo distrital e um centro de controlo nacional.

Na opinião de Paulo Relvas, a principal vantagem do sistema reside na maior rapidez de validação de alertas. Mas esclarece que não deverá ser encarado como solução para todo o processo, até porque mesmo com este sistema 49% do território continua sem cobertura pelo que será importante complementá-lo com outros meios de detecção, como unidades móveis.

Catarina Rodrigues

28-11-2005

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA