3792 — Telefonia Alcatel IP forma alunos franceses em VoIP

Dec 7, 2005 | Conteúdos Em Português

AlcatelO Instituto de Tecnologia da Universidade Colmar, em França, escolheu as soluções de telefonia Alcatel IP como base da formação dos seus alunos em VoIP (Voice over IP). Os estudantes recebem também uma formação que lhes proporciona uma qualificação em redes convergentes, certificadas pela Alcatel.

«Esta nova formação da Colmar UIT proporciona aos alunos um acesso mais fácil a uma carreira na área das redes e das comunicações empresariais, ao mesmo tempo que ajuda os parceiros de negócios da Alcatel a apresentarem candidatos com um bom nível de qualificações e especialização», lê-se em comunicado.

Em Setembro de 2004, a Colmar UIT criou uma qualificação profissional em “integração empresarial de sistemas de voz e dados”, para os alunos com o seu nível de bacharelato +3 (licenciatura). No âmbito deste programa a Colmar UIT decidiu treinar os futuros profissionais na integração de soluções de comunicações em técnicas de redes IP convergentes, baseadas nos requisitos expressos pelos seus parceiros de integração. Para tanto, equipou as suas salas de aulas de formação com soluções de telefonia Alcatel IP, apoiando-se em sete plataformas de telefonia Alcatel OmniPCX Office IP, assim como em telefones Alcatel DECT e telefones de aplicação Alcatel IP Touch. Para gerir e administrar as soluções da empresa, a UIT está também equipada com a plataforma de gestão Alcatel OmniVista 4760 .

A Alcatel está ainda a ter um papel significativo na formação de professores, de forma a assegurar que os alunos atinjam um nível técnico de conhecimentos devidamente reconhecido. A UIT beneficia hoje da estrutura de formação e certificação da Universidade Alcatel de Brest, que permite o acesso a uma plataforma de e-learning para auto-estudo e avaliação.

Na Colmar UIT, os estudantes podem, especificamente, fazer a sua formação ao nível da obtenção dos certificados ACFE (Alcatel Certified Field Expert – Perito Especializado e Certificado Alcatel) e AQFP (Qualified Field Professional – Profissional Especializado Qualificado). No primeiro curso de especialização, em Junho de 2005, 16 dos 25 estudantes conseguiram o seu certificado ACFE e nove, o AQFP .

A universidade anunciou que vai proceder a um alargamento do âmbito da formação dos seus alunos, por forma a abranger todos os produtos Alcatel. Para o início do próximo ano lectivo, está já prevista a aquisição de duas plataformas Alcatel OmniPCX Enterprise , e a formação de dois instrutores nesta plataforma.

2005-12-07

http://www.alcatel.com

Em Foco – Produto