3949 — Microsoft apoia Plano Tecnológico

Jan 31, 2006 | Conteúdos Em Português

Bill Gates, presidente da Microsoft
A Microsoft Portugal quer formar um milhão de portugueses em tecnologias de informação, nos próximos cinco anos, num projecto desenvolvido em conjunto com o Estado, anunciou hoje o director geral da empresa. De visita a Portugal, no âmbito do Fórum de Líderes de Governo, organizado pela Microsoft em Lisboa, Bill Gates irá assinar amanhã, 1 de Fevereiro, 18 projectos de parceria com o Governo português, incluídos no Plano Tecnológico.

João Paulo Girbal anunciou a parceria entre Microsoft Portugal e o Estado à margem do Fórum de Líderes de Governo, que reúne mais de duas dezenas de responsáveis e académicos europeus para debater a competitividade através da inovação. Girbal explicou que o projecto de literacia digital será desenvolvido em conjunto com os ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação.

Também o presidente da Microsoft International, Jean-Philippe Courtois, anunciou hoje, em Lisboa, a criação de uma aliança com a Cisco Systems e a State Street para dar formação a 20 milhões de pessoas na União Europeia (UE), nos próximos cinco anos, no qual se inclui Portugal. O gestor estimou um investimento conjunto de 60 milhões de euros no projecto «para oferecer às pessoas acesso à tecnologia, formação e certificação das competências requeridas pelos empregadores».

Amanhã, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da multinacional de software Microsoft, Bill Gates, assinam 18 projectos de parceria, nas áreas da educação, inovação e do emprego, incluídos no Plano Tecnológico . Os dois líderes participarão numa conferência sobre os desafios da nova economia global, dirigida a líderes políticos e altos quadros representantes de diversos países europeus presentes em Lisboa.

Subordinado ao tema ‘Impulsionar a competitividade global através da inovação local’ , o fórum vai analisar as oportunidades e os desafios que os dirigentes europeus enfrentam perante a nova economia global.

Notícias Relacionadas :

Bill Gates hoje em Lisboa para ‘fórum de líderes’ e Plano Tecnológico

Microsoft e Estado querem formar um milhão de portugueses em cinco anos

José Sócrates e Bill Gates assinam 18 projectos do Plano Tecnológico

Fonte: Público/Lusa

2006-01-31

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto