3956 — Alcatel apoia biblioteca digital para invisuais

Feb 7, 2006 | Conteúdos Em Português

AlcatelA Alcatel está a apoiar uma biblioteca digital destinada a invisuais e amblíopes, através de uma parceria com a BrailleNet, uma associação francesa que promove a utiização da Internet para fomentar a integração educacional e profissional destes utilizadores com necessidades especiais.

Inaugurada em Janeiro de 2006, a Biblioteca Helene permite aos deficientes visuais lerem livros já disponíveis em formato digital, através de um computador dedicado que faz a transcrição desses ficheiros para Braille ou para a linguagem falada. O projecto integra nesta fase inicial livros destinados aos jovens, mas a colecção deverá ser progressivamente alargada durante o ano de 2006.

Graças ao projecto Helene, a BrailleNet gere igualmente uma base de dados que disponibiliza livros a empresas dedicadas à tradução de obras para deficientes visuais. Oitenta editoras parceiras da BrailleNet disponibilizaram já mais de 2.100 livros para este projecto, 75% dos quais são edições recentes. A Alcatel é membro da BrailleNet desde 2001.

2006-02-06

Em Foco – Projecto