3962 — Sonae lança OPA sobre a PT

Feb 7, 2006 | Conteúdos Em Português

Portugal TelecomSonaeA Sonae SGPS anunciou ontem uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Portugal telecom (PT). A operação, que surgiu de forma inesperada, com os mercados de Lisboa já encerrados, vai envolver um investimento de 10.700 milhões de euros (11.200 milhões com dívida), o que equivale a duas vezes o custo conjunto do aeroporto da OTA e do TGV. O Conselho de Administração da PT reúne hoje para avaliar a OPA do grupo de Belmiro de Azevedo, que já provocou uma subida de 22,5 por cento nas acções do operador incumbente – para um máximo histórico de 10,83 euros.

O grupo Sonae oferece aos accionistas da PT 9,50 euros por acção (a cotação de fecho na sessão de ontem da Bolsa de Valores de Lisboa era de 8,18 euros). Mas hoje, na abertura da Euronext Lisboa, o valor proposto pela Sonae para a compra da PT foi largamente ultrapassado, atingindo um máximo histórico de 10,83 euros, a que correspondem ganhos de 22,5 por cento da PT .

Nos últimos meses o grupo PT tem estado, eventualmente, exposto a uma oferta de aquisição de um grande player europeu, hipótese que ainda não está excluída. A espanhola Telefónica, que detém quase 10 por cento do capital da PT – de quem é parceira, através da Vivo, operador móvel no Brasil – fez hoje saber, que não comenta para já a OPA da Sonae sobre a PT .

No anúncio preliminar de lançamento da oferta, o grupo Sonae faz depender o sucesso da operação da aquisição de, pelo menos, 50,01 por cento do capital da Portugal Telecom. Outras exigências de Belmiro prendem-se com a alteração dos estatutos da empresa, que limitam os direitos de voto a dez por cento e o fim dos poderes especiais que o Estado detem, através da golden-share. O lançamento da OPA está ainda condicionado à obtenção do registo prévio da Oferta junto da Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) e à não oposição da Autoridade da Concorrência. A intenção da Sonae será a de que a PT absorva a Sonaecom, a holding que agrupa os negócios das telecomunicações.

Esta manhã, a Sonae SGPS anunciou, através da CMVM, o lançamento de uma OPA sobre o capital da PT Multimédia, oferecendo 9,03 euros por cada acção da empresa participada da PT (um valor inferior à cotação do fecho de ontem da PT Multimédia, fixada nos 9,62 euros).

Segundo o jornal Público, o grupo Sonae vai avançar sozinho para esta aquisição, tendo como intermediário o Banco Santader de Negócios. Para explicar os contornos daquele que, a concretizar-se, será o maior negócio da década, a Sonae vai realizar hoje uma conferência de imprensa, onde deverá justificar o lançamento da OPA sobre a PT e detalhar o financiamento da operação.

Entretanto, o primeiro- ministro remeteu hoje para a assembleia geral da PT a posição do Estado sobre esta matéria. José Sócrates apenas confirmou aos jornalistas que já tinha conhecimento das intenções de Belmiro de Azevedo .

2006-02-07

Em Foco – Produto