3973 — Especialistas defendem interoperabilidade nas redes IP

Feb 13, 2006 | Conteúdos Em Português

Jay Batson, SIP ForumJay Batson, presidente do SIP Forum, veio a Portugal participar no IP Voice Meeting, que reuniu em Lisboa especialistas internacionais em VoIP. Numa mesa-redonda dedicada ao protocolo SIP, Batson defendeu a interoperabilidade e a eficácia dos sistemas.

Aproveitando a presença de Jay Batson, presidente do SIP Forum, que promove a adopção de produtos e serviços baseados no protocolo SIP (protocolo de sinalização que é utilizado para a criação de ligações com uma orientação específica entre dois ou mais terminais numa rede IP), num painel dedicado ao tema, a interoperabilidade foi um dos temas mais abordados.

A audiência manifestou-se interessada na possibilidade de ser criada uma certificação para SIP, a exemplo da que é atribuida pelo WIMAX Forum. Mas não se pensa de momento num modelo do género para o VoIP. A opinião de Batson é mesmo a de que a certificação não é a questão mais relevante. O que tem relevância é a interoperabilidade e a eficácia dos sistemas. Como defendeu, do ponto de vista do utilizador final «não importa se estamos certificados, mas sim se o serviço funciona».

O painel dedicado ao SIP, que fechou os dois dias da conferência IP Voice Meeting, realizada a 8 e 9 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, a saber, Ari Takanen, da Codenomicon, Rui Águas, da Nortel, André Santarém, da Siemens e Eli Katz, da XConnect. Jay Batson foi o chairman da sessão.

2006-02-13

http://www.ipvoice2006.com/

Em Foco – Pessoa