3976 — Convergência é fulcral na VoIP

Feb 15, 2006 | Conteúdos Em Português

IP Voice MeetingO IP Voice Meeting reuniu em Lisboa 130 participantes, durante dois dias de debate dedicados às comunicações IP e à VoIP. Na sua segunda edição, o evento focou-se na importância da convergência das indústrias telecom e internet, nomeadamente das comunicações IP e Wireless. Segurança e protocolo SIP foram os temas mais discutidos.

Os grandes operadores de telecomunicações representaram cerca de metade da afluência total ao evento, que também suscitou o interesse de empresas da indústria, administração pública, sector financeiro, meio académico e, naturalmente, dos parceiros desta iniciativa, caso da Alcatel, Siemens, HP, Nortel, Avaya e Linksys .

O evento analisou, pelo segundo ano consecutivo, a convergência das indústrias de telecomunicações e Internet. Este ano, os temas protocolo SIP (protocolo de sinalização que é utilizado para a criação de ligações com uma orientação específica entre dois ou mais terminais numa rede IP) e segurança foram os que suscitaram maior interesse por parte da plateia.

No que concerne a segurança em sistemas VoIP, concluiu-se que os perigos, ameaças ou vulnerabilidades que podem eventualmente afectar as tecnologias de Voz sobre IP HanseCom Media & Communicationnão constituem um entrave à implementação da VoIP. A segurança não é um problema acrescido para a VoIP: «quem adopta a VoIP sabe que a segurança ainda é um problema», (comum a todas as tecnologias, diríamos), «mas não deixa de avançar para esta solução por causa disso», sintetizou Hassen Claussen, responsável pela organização do IP Voice Meeting. Segundo Claussen, o feed-back dos participantes à sessão dedicada às questões da segurança foi muito positivo, sugerindo que esta temática deve estar sempre presente nas discussões sobre VoIP .

Quanto à regulamentação das comunicações por IP, e considerando a presença de Jay Batson, presidente do SIP-Forum como key-note speaker da conferência, o protocolo SIP foi o assunto mais abordado no segundo dia do evento. Batson defendeu a interoperabilidade e a eficácia dos sistemas, ponto que considerou muito mais pertinente do que a criação de uma certificação para a VoIP. Do ponto de vista do utilizador final, o mais importante é que o serviço funcione, defendeu. Batson veio pela primeira vez a Portugal, para apresentar a sua visão e experiência SIP, num painel onde participaram vários gurus da VoIP .

Dos vários especialistas que partilharam as suas perspectivas sobre esta indústria, além de Batson, destaque para Ejovi Nuwere, da Securitylab (USA); Guy Redmill, da Brooktrout (UK); Edwin MierMiercom (USA); Roberto Mestriner, Telsey (IT) e Ari TakanenCodenomicon (SF).

O IP Voice Meeting terá nova edição na Primavera de 2007, esperando-se que, em plena expansão desta tecnologia em Portugal, o tema continue a suscitar o interesse verificado este ano. No âmbito da actualidade do tema, a HanseCom, promotora do evento, planeia já vir a realizar encontros trimestrais sobre aspectos concretos da VoIP, nomeadamente no que concerne a sua implementação no País. A ideia é realizar briefing sessions com a duração de meio dia, para reunir especialistas desta indústria com os operadores de telecomunicações e alguns clientes, de modo a acompanhar o processo em Portugal com alguma regularidade.

Também o workshop técnico que antecede habitualmente a conferência anual terá nova edição, para breve, atendendo à afluência que registou (as inscrições ultrapassaram o número de vagas disponíveis). O Centro de Contacto acompanhará, como de costume, estas iniciativas.

Notícias Relacionadas:

Especialistas defendem interoperabilidade nas redes IP

2006-02-14

2006-02-14

Em Foco – Opinião