4019 — ASSOFT faz balanço negativo de 2005

Mar 9, 2006 | Conteúdos Em Português

Numa conferência de imprensa promovida pela Associação Portuguesa de Software (ASSOFT) e conduzida por Manuel Cerqueira, Presidente da ASSOFT, foi feito o balanço da actividade em 2005 e traçados os objectivos para 2006.
 

Para a ASSOFT o balanço de 2005 foi negativo, fruto do incremento da taxa de utilização de software pirateado em Portugal, que atinge agora os 50 por cento, mesmo após a concretização de campanhas de sensibilização com o objectivo de tentar minimizar os efeitos da pirataria. A falta de empenho do Estado, resultado da lentidão com que trata dos processos, foi também apontado como catalisador de encorajamento da prática da pirataria.

Em 2006 a associação irá continuar a desenvolver acções de fiscalização, tendo já agendado o lançamento de uma campanha anti-pirataria que tem como objectivo sensibilizar públicos mais jovens. Será igualmente divulgada uma carta de aviso sob o lema de acção preventiva para 45 mil PMEs.

Fora do espectro da ASSOFT, será transposta uma nova lei Europeia em Portugal até ao fim de Abril, que visa indemnizar os autores de propriedades intelectuais que são violadas. Lei tida pela associação como vital para a erradicação da pirataria em Portugal.

2006-03-09

http://www.assoft.pt/

Eventos – Conferências