403 — Convergência das Tecnologias de Informação Empresariais

Jul 27, 2002 | Conteúdos Em Português

Practical Convergence Today – A visão da Siemens sobre a Convergência nas Tecnologias de Informação

Afirmação da Convergência

A afirmação da Convergência é hoje uma realidade. O grau de integração dos sistemas de comunicação atinge actualmente níveis sem precedente. O desenvolvimento de novas tecnologias, a integração de sistemas de telefonia em ambientes aplicacionais, a disponibilidade de sistemas de acessibilidade always-on, permitem hoje dispormos de ferramentas de suporte ás necessidades de comunicação que potenciam a alteração da forma como as empresas desenvolvem os seus negócios, suportam os seus clientes e potenciam o aumento da sua produtividade. A Siemens é uma empresa na vanguarda desta convergência, possuindo soluções globais para o mercado da Convergência.

Situação actual

A convergência das tecnologias de informação tem consolidado a integração dos sistemas de comunicação, com reflexos quer na arquitectura destes, quer dos próprios equipamentos terminais. Os sistemas de comutação de voz acompanharam esta evolução, tendo o IP (Internet Protocol) assumido também aqui um papel de inegável destaque. A convergência assume hoje um caracter irreversível, onde a integração da telefonia em IP é um pilar importante, pois para além do seu transporte, permite o desenvolvimento de aplicações que proporcionem ao utilizador a valorização da voz, sendo esta o meio privilegiado de comunicação entre os indivíduos. A integração aplicacional é claramente outro vector fundamental desta convergência, alargando o universo das comunicações e alterando o próprio conceito de comunicar.

Tipificação dos segmentos de Convergência

A realidade prática da convergência actual dos sistemas de comunicação encontra-se tipificada em três segmentos:

Circuit Switching
Segmento no qual não existe motivação imediata ou possibilidade técnica para a integração de sistemas de comunicação, existindo contudo necessidade de fornecer um serviço de comunicação de voz.

Packet Switching
Segmento no qual existe motivação para a integração e possibilidade técnica de a implementar, quer nas áreas das novas tecnologias, quer na integração com soluções tradicionais de uso generalizado, beneficiando igualmente da integração através de interfaces abertas (CTI – Computer Telephony Integration e LDAP – Lightweight Directory Access Protocol) com aplicações diversas e directórios centralizados.

Open Platforms
Segmento no qual o conceito de integração se implementa sobre plataformas abertas, procurando-se o desenvolvimento das potencialidades de integração aplicacional.

HiPath, arquitectura de Convergência

Através da sua arquitectura de convergência designada por HiPath, a Siemens disponibiliza todos os blocos funcionais para soluções de comunicação, garantindo o seu adequado suporte através de plataformas e infra-estruturas tecnologicamente evoluídas e pragmáticas.

Information & Communications Infrastructure
Sendo claramente o alicerce de todas as soluções de comunicação, as infraestruturas (constituídas por componentes tão diversas como a LAN, WAN, Wireless Lan, e Security) são actualmente muito mais que meros veículos de transmissão e conectividade. A integração de serviços e a utilização de IP (Internet Protocol) como protocolo de sustentação desta integração, coloca novos desafios a esta componente, onde a adopção de novas tecnologias tem sido uma constante.

Communication Platforms
As plataformas de comunicação facultam os serviços de comunicação e colaboração necessários, quer assentes em meios clássicos quer nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. O suporte simultâneo das diversas tecnologias de integração de voz é um requisito fundamental das plataformas de comunicação, garantindo a necessária protecção de investimento sem condicionar as diversas opções técnicas que hoje estão disponíveis.

Workpoint Clients
Os terminais de comunicação são a interface visível para o utilizador. A evolução tecnológica trouxe para esta área uma diversidade de dispositivos baseados em software e/ou hardware, com diferentes variações. A abertura destes ao suporte de aplicações com interfaces standard, permite o desenvolvimento de aplicações de valor acrescentado sobre as comunicações.

Applications
As aplicações são o componente que valoriza os sistemas de comunicação. Suportando-se na I&C Infraestruture e nas Communication Platforms e tendo por interface os Workpoint Clients disponibilizam os serviços que mais visibilidade têm no dia-a-dia de cada utilizador. Sistemas de Contact Center, baseados em Personal Skills e CRM (Customer Relationship Management), permitem o atendimento permanente e personalizado e garantem a acessibilidade rápida à informação. As aplicações de Unified Messaging são outro instrumento poderoso na Convergência, possibilitando a acessibilidade always-on através da gestão, fluência e consulta remota de informação independentemente do seu meio de suporte (fax, voice mail, e-mail ou SMS).

Novas fronteiras de Convergência

O passo seguinte da Convergência é na visão da Siemens, a introdução de inteligência nas comunicações, onde os sistemas e equipamentos terminais terão interfaces homem-máquina que interajam com os nossos sentidos, onde o reconhecimento da voz será a interface usual com os sistemas de comunicação, que terão connosco uma interacção inteligente e vocal, baseada nos conceitos de Portais de Voz, Brokers e Personal Assistant , com gestão inteligente das comunicações e dos dispositivos de acesso, gerindo a acessibilidade e as alternativas de contacto. Cenários nos quais a Siemens se encontra em estado avançado de desenvolvimento.

A Practical Convergence Today é o caminho certo para esta nova forma de comunicar, sem recurso a tecnologias disruptivas e com a máxima protecção de investimento.

Luis Martins

Consultor – Siemens

Em Foco – Opinião