4034 — Alcatel e Lucent Technologies ultimam detalhes sobre fusão

Apr 3, 2006 | Conteúdos Em Português

A Alcatel e a Lucent Technologies traçaram os últimos detalhes tendo em vista a fusão entre as duas empresas. A nova empresa terá uma capitalização de mercado agregada de aproximadamente 30 mil milhões de euros e receitas de aproximadamente 21 mil milhões. Com esta fusão, o mercado das redes de próxima geração (NGN) tornar-se-á o alvo preferencial.
 

Segundo Serge Tchuruk, presidente e CEO da Alcatel e futuro presidente da nova empresa, esta fusão «dinamizará uma das maiores capacidades existentes em investigação e desenvolvimento, nas redes de próxima geração (NGN), focada em comunicações e empregará a maior e mais experiente equipa de serviços globais da indústria.». O que criará valor acrescentado para os accionistas de ambas as empresas.

As duas empresas estimam que as sinergias de custos sejam alcançadas no espaço de 3 anos, a partir da conclusão do negócio, sendo provenientes da consolidação das áreas de suporte, da optimização da estrutura da cadeia de fornecimento e compras, da dinamização de P&D e serviços e da redução do número de colaboradores em todo o mundo em, aproximadamente, 10 por cento. A fusão irá também resultar em cerca de 1.4 mil milhões de euros em custos de restruturação, a serem lançados no primeiro ano. Espera-se que a maioria substancial da restruturação esteja terminada em 24 meses após a conclusão do negócio.

Nos termos do acordo, os accionistas da Lucent receberão 0.1952 de uma ADS (American Depositary Share) representando acções ordinárias da Alcatel (enquanto empresa combinada) por cada acção comum da Lucent que possuam. Após a conclusão da fusão, os accionistas da Alcatel deterão cerca de 60% da nova empresa combinada, enquanto que os accionistas da Lucent deterão aproximadamente 40%.

A empresa combinada resultante desta fusão de partes iguais terá a sua sede em França com os escritórios executivos localizados em Paris. O negócio deverá estar concluído em 6 a 12 meses.

2006-04-03

www.alcatel.pt

Em Foco – Empresa