4035 — Santa Maria com gestão de consultas por SMS

Apr 7, 2006 | Conteúdos Em Português

O Hospital de Santa Maria está a disponibilizar, a título experimental, uma nova forma de contacto e interacção com os seus utentes. Através do recurso ao SMS, na qual a  TMN vai ser o principal fornecedor dos serviços de telecomunicações para a implementação desta solução, os serviços do Santa Maria visam automatizar as operações relacionadas com a confirmação de consultas e exames e notificações de adiamentos.
 

O serviço estará disponível, numa primeira fase, no serviço de Otorrinolaringologia entre os dias 6 e 8 de Abril coincidindo com as marcações do rastreio da voz. Numa etapa posterior o serviço de marcação de consultas por SMS, será disponibilizado para todos os restantes serviços do hospital.

A confirmação de consultas será inicialmente feita por iniciativa do Hospital. Sempre que marcar uma consulta e indicar um contacto de telemóvel, o utente irá receber um SMS a solicitar a confirmação de presença na data e hora agendadas, para a especialidade e médico em questão. Ao receber esta mensagem, o utente poderá confirmar automaticamente através de SMS ou por via telefónica.

O custo de envio do SMS de confirmação é suportado pelo Hospital e o custo da resposta suportado pelo utente. Quando existir impossibilidade do médico ou hospital para a realização de determinada consulta e caso seja revelada com antecedência, o utente será notificado via SMS e informado que será contactado para uma nova marcação.

Numa segunda fase, o pedido de marcação de consultas será feito através do envio de SMS pelo utente, com um texto-tipo simplificado, para o número que será anunciado pelo hospital.

2006-04-07

Em Foco – Produto