415 — Jantar-debate da APDC gera discussão em torno da optimização de sinergias entre sectores da banca e TIs

Jul 31, 2002 | Conteúdos Em Português

Jantar-debate da APDC gera discussão em torno da optimização de sinergias entre sectores da banca e TIs. Concluíu-se que as Tecnologias de Informação criam novas plataformas e canais de contacto entre o banco e os seus clientes; que a diferenciação passa pelo valor da qualidade e pela distribuição multicanal em self-service e que a Internet banking tem registado um número crescente de utilizadores ultrapassando os canais de banca telefónica.Logotipo BES

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, realizou no´dia 28 de Julho, no Hotel Meridien, em Lisboa, um jantar-debate com a presença de Ricardo Salgado, Presidente da Comissão Executiva dos BES, evento inserido num ciclo de discussão em torno dos Serviços Financeiros e Telecomunicações.

O convidado deste jantar centrou a sua breve apresentação nos pontos de interligação entre os sectores da banca e das TMT e na forma como estas duas áreas têm vindo a convergir e a contribuir para o desenvolvimento mútuo.

Debate
A primeira constatação proposta por Ricardo Salgado é a da mudança introduzida pelas Tecnologias de Informação. Esta tem vindo a afectar os modelos de negócio de forma transversal a todos os sectores económicos e gera alterações inequívocas a nível das propostas de valor e da produtividade.

No âmbito específico da banca tradicional, os modelos têm sofrido alterações no que diz respeito ao armazenamento, processamento e disponibilização de informação, face a profundas mudanças comportamentais dos clientes que elevam os seus níveis de exigência e criam novos padrões valorativos.

“Na banca, face à homogeneidade da oferta, o elemento de distinção é necessariamente a qualidade. Esta passa pela melhor utilização da informação disponível, pelas ofertas customizadas e pelo time to market”, referiu o responsável do BES. “A abordagem comercial tem que se centrar na exploração de novos canais de contacto com os clientes e pela distribuição multicanal baseada em critérios de conveniência”.

Tendencialmente, assiste-se à introdução de uma lógica de self-service em grande parte das operações transaccionais efectuadas pelos clientes bancários. Geram-se, desta forma, necessidades a nível do enriquecimento dos serviços de banca directa e das medidas pedagógicas de incentivo à adesão.

Em termos estatísticos, dados do BES relativos ao período compreendido entre Dezembro de 2000 e Dezembro de 2001 revelam um crescimento de 172 pontos percentuais nos utilizadores de canais de internet baking, resultados que a par daqueles que se verificam nos EUA fazem antever boas oportunidades de negócio nesta área.

http://www.apdc.pt

Notícias – Press Releases