4157 — Alcatel quer o negócio de acesso rádio UMTS da Nortel

Sep 1, 2006 | Conteúdos Em Português

A Alcatel assinou um acordo de entendimento com a Nortel para a aquisição do seu negócio de acesso rádio UMTS (UTRAN) e activos relacionados, pelo valor de 320 milhões de dólares.
 

Com esta negociação que se encontra sujeita à execução de um acordo definitivo e outras condições necessárias, a Alcatel tornar-se-á um dos maiores fornecedores mundiais de soluções de acesso rádio UMTS, reforçando seu avanço tecnológico num momento em que o mercado de UMTS está em rápida expansão. A aquisição proposta irá elevar o actual know-how da Alcatel em rádio móvel líder da indústria, bem como o seu portfólio de produtos, com tecnologia e produtos que gozam de forte reconhecimento entre operadores importantes como o Grupo Vodafone e o Grupo Orange.

A empresa pretende, igualmente, beneficiar das capacidades de Investigação e Desenvolvimento, agora significativamente reforçadas e entre as mais avançadas do mundo, com a escala e o conhecimento que permitem liderar a inovação no acesso de banda larga sem fios, especialmente em HSxPA e 3G Long Term Evolution (3G LTE), elevando claramente a perícia e conhecimento da Alcatel em soluções de rádio multi-standard e tecnologia Software Defined Rádio (SDR).

Com esta transacção a Alcatel tenciona adquirir a tecnologia e a gama de produtos de acesso rádio UMTS da Nortel, as patentes associadas e os activos tangíveis, assim como os contratos com os seus clientes. É esperado que uma significativa maioria de colaboradores da Nortel, ligados à actividade de acesso UMTS, seja transferida para a Alcatel.

Após esta transacção a Alcatel servirá adicionalmente 14 novos clientes de UMTS em todo o mundo, assinalando, de uma forma global, a presença em 1 de cada 4 operadores de UMTS no mundo. A Alcate l reforçará também de forma significativa a sua presença junto dos operadores de primeira linha, em especial, nos mercados que lideram o 3G tais como a Coreia do Sul, Itália, Espanha, França e Reino Unido. Enquanto reforça a sua presença em mercados móveis desenvolvidos, este acordo virá a colocar a Alcatel numa posição única para satisfazer as necessidades dos principais mercados 3G emergentes como a China e outras regiões em rápido crescimento, onde a empresa já possui uma forte presença em GSM/EDGE.

As duas empresas estimam completar esta transacção durante o 4º trimestre de 2006.

2006-09-01

Em Foco – Opinião