4159 — Penetração da Banda Larga em Portugal cresce abaixo da média europeia

Sep 5, 2006 | Conteúdos Em Português

Nos primeiros três meses de 2006, assistiu-se a uma subida de 8 por cento na taxa de penetração da Banda Larga em Portugal, o que nos vem colocar 1 ponto percentual abaixo da média registada nos 15 países fundadores da União Europeia, segundo conclui o estudo europeu Broadband Scorecard promovido pela European Competitive Telecommunications Association.
 

De acordo com esta avaliação, Portugal ocupa a 13ª posição no ranking dos 15 fundadores da UE, ultrapassando apenas a Irlanda e a Grécia, com uma taxa de penetração da Banda Larga de 12,6% e um total de 1.316.004 ligações. Também aqui Portugal está a alguma distância da média dos mesmos 15 países, que é de 15,9%.

Este resultado representa um abrandamento do ritmo de crescimento da Banda Larga em Portugal face ao primeiro trimestre de 2005, quando ocupava a 10ª posição. No comentário a estes números António Coimbra, Presidente da APRITEL considerou que «este défice resulta da falta de concorrência na rede fixa. Uma boa parte dos consumidores ainda tem poucas alternativas eficazes de acesso aos serviços de banda larga. A Anacom deve estar muito atenta aos processos de desagregação do lacete local e de acesso às ofertas grossistas de ADSL do operador incumbente. Isto é particularmente importante numa altura em que começam a surgir as primeiras ofertas de IPTV (televisão sobre IP) em Portugal».

2006-09-05

Em Foco – Pessoa