4160 — Lisboa vai receber Salão Internacional das Tecnologias de Informação e da Comunicação

Sep 7, 2006 | Conteúdos Em Português

A FIL acaba de divulgar publicamente os contornos do Salão Internacional das Tecnologias de Informação e da Comunicação (SITIC) que decorre, sob sua organização, entre os dias 2 e 5 de Novembro.

Com áreas exclusivas a profissionais e utilizadores individuais, uma forte agenda de conferências paralelas e personalidades sonantes do sector a compor a sua comissão organizadora, acredita romper com os modelos dos certames anteriores – Inforpor, Expotelecom e Comtec. A organização definiu como metas, alcançar os 250 expositores e 30 mil visitantes.
 

Na apresentação à imprensa, Vanda Jesus, Directora da Feira, relembrou que o timing escolhido para a realização desta primeira edição, reflecte a maturação e consistência do seu conceito inovador. Uma inovação que diz resultar da clara divisão entre áreas abertas ao público geral e áreas orientadas para o universo profissional, da parceria com o ICEP para trazer investidores oriundos dos Palops e Espanha, mas também do facto de ter por trás uma Comissão Organizadora composta por alguns dos principais nomes que se movem no sector das TICs. A relevância estratégica que o sector das TIC tem tido para o desenvolvimento do País e modernização do tecido empresarial, e o investimento público que tem sido feito nesta área também não foram alheios a esta decisão.

A feira encontra-se organizada em torno de três temas: e-Health, Security e e-Government. Nos dois pavilhões que compõem o seu espaço, é dado um enfoque especial ao público profissional, com a criação de um espaço de negócio exclusivo e uma agenda de conferências e workshops dedicados à Administração Pública, Saúde, Segurança, Capital e Ensino. O conteúdo destes encontros será anunciado em definitivo pela FIL no final de Setembro. Esta área estará encerrada ao domingo.

Com os olhos ainda postos nesta vertente profissional, e visando apoiar a internacionalização das empresas nacionais, a FIL irá colocar em prática a iniciativa ‘Portugal’s Selection’, um concurso através do qual serão escolhidas, por um juri externo à feira, de entre os expositores, as empresas com produtos de maior potencial de internacionalização. Serão também introduzidos neste encontro os prémios TIC Awards que visam destacar as empresas, personalidades e produtos de excelência no sector.

Vanda Jesus, salienta que o preço dos expositores está muito abaixo do que é normalmente praticado no recinto, pelo que não poderá funcionar como um entrave à adesão a este Salão. A FIL está a comercializar os pacotes Startup (9 m2 , duas frentes, 1100Euros), Upgrade (18m2, 2 frentes, 2000Euros e Speedup (36m2, 2frentes, 3900Euros), que incluem limpeza diária, ligação de energia até 10KW, consumo de energia, Internet, 1 bilhete de parque, remoção de resíduos e ofertas de bilhetes de visitantes.

Por seu lado, o público em geral terá oportunidade de ver as últimas novidades da tecnologia e electrónica de consumo e visualizar os espaços Memórias TIC, Casa do Futuro, LAN Party, Game Party e Modding. A organização acredita que a presença do Governo, com a apresentação dos projectos mais emblemáticos do e-government e da modernização administrativa, será outro dos pólos de atracção, quer para o publico profissional, quer para o público em geral.

Vanda Jesus considera que a feira está a ser muito bem acolhida junto das empresas e de todo o mercado, sobretudo pelos aspectos inovadores de que se reveste. ‘A data definida para fecho de todos os contratos de participação é o final do corrente mês’, conclui.

2006-09-06

Em Foco – Empresa
Eventos – Conferências