4276 — Centro Aeroespacial Alemão (DLR) assina mega contrato com a T-Systems

Jan 20, 2010 | Conteúdos Em Português

O Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt – DLR) receberá todos os seus serviços de TI através da T-Systems durante os próximos cinco anos, segundo o acordo assinado por 125 milhões de euros. A T-Systems conseguiu, com este contrato, ganhar a oportunidade de desenvolver a sua proposta face a outros concorrentes em toda a Europa.

 

Do telefone até aos super computadores

Os serviços contratados incluem o desenvolvimento, implementação, gestão e manutenção de computadores, infra-estrutura de comunicação e sistemas de aplicações, assim como serviços de consultoria. O portfólio inclui desde telefones até estações de TI estandardizadas e altamente especializadas, até super computadores e grid computing.

A T-Systems geriu os sistemas TIC do Centro Aeroespacial Alemão durante os últimos dez anos. “Obtemos os nossos serviços de TI básicos de fornecedores externos. Isto converte o Centro Aeroespacial Alemão num centro pioneiro na obtenção de recursos de TI entre outras instituições de investigação”, afirma Hans-Joachim Popp, Manager de TI e Chief Information Officer (CIO) do centro. “Esta nova proposta oferece-nos a oportunidade de delinear os termos e condições do contrato às nossas necessidades de mudança. O facto de um partner com o qual mantemos uma relação desde há tanto tempo ter ganho o contrato reafirma a qualidade da nossa cooperação anterior.”

“Graças à nossa filial T-Systems Soluções para Investigação, contamos com um forte fornecedor para a área de ciência e inovação”, afirma Reinhard Clemens, Membro do Conselho de Administração da Deutsche Telekom e CEO da T-Systems. “Estamos a reunir produtos e serviços da Deutsche Telekom para cumprir os requisitos do Centro Aeroespacial Alemão. Desde produtos standard, como telefones, até serviços especiais, como super computadores para simulações de cálculo.”

Sobre a Deutsche Telekom

A Deutsche Telekom é uma das companhias líderes de telecomunicações em todo o mundo integradas com mais de 150 milhões de clientes em telefones móveis, cerca de 39 milhões de línha de rede fixa e aproximadamente 17 milhões de linhas de banda larga (à data de 30 de Setembro de 2009). As suas marcas são T-Home (telefone fixo, Internet e banda larga), T-Mobile (comunicações móveis) e T­-Systems (Soluções TIC). Como um grupo internacional com aproximadamente 260.000 colaboradores que operam em cerca de 50 países em todo o mundo (à data de 30 de Setembro de 2009), a Deutsche Telekom gerou mais da metade da sua facturação – 61.600 milhões de euros – fora da Alemanha em 2008.
Sobre a T-Systems

Com uma ingra-estrutura de centros informáticos e redes a nível mundial, a T-Systems oferece tecnologias da informação e da comunicação (TIC) a grupos multinacionais e instituições públicas. Sobre esta base, a filial de serviços para empresas da Deutsche Telekom facilita soluções integradas para um futuro em rede entre as empresas e a sociedade. Cerca de 46.000 colaboradores combinam experiência em cada sector e inovação TIC para agregar um notável valor acrescentado ao negócio principal dos seus clientes em todo o mundo. No exercício de 2008, a T-Systems obteve um valor de facturação de aproximadamente 9.300 milhões de euros.
Sobre o Centro Aeroespacial Alemão (DLR)
O DLR é o Centro Nacional de investigação na Alemanha em aeronautica e espaço exterior. A sua extensa investigação e desenvolvimento no sector aeroespacial, o transporte e a energia integram-se com o de outras empresas nacionais e internacionais. À Agência Espacial da Alemanha, o Governo Federal Alemão outorgou ao DLR a responsabilidade para a planificação e de execução do programa espacial alemão, assim como a representação internacional dos interesses da Alemanha.

Aproximadamente 6.500 pessoas trabalham no DLR; o centro conta com 29 institutos e centros em 13 localidades da Alemanha: Berlim, Bonn, Braunschweig, Bremen, Colónia (sede), Göttingen, Hamburgo, Lampoldshausen, Neustrelitz, Oberpfaffenhofen, Estugarda, Trauen e Weilheim. DLR também tem escritórios em Bruxelas, Paris e Washington, DC.