4284 — Cisco apresenta Tecnologias de Vídeo Inovadoras dirigidas ao Consumidor no CES 2010

Jan 25, 2010 | Conteúdos Em Português

A Cisco apresentou em Las Vegas, no Consumer Electronic Show (CES), diversas tecnologias de vídeo inovadoras, e anunciou parcerias com empresas de media e entretenimento. Estes novos anúncios e lançamentos têm como base o plano da empresa para se tornar um driver de uma nova gama de experiências de comunicação vídeo entre consumidores.

Destaques da Cisco no CES 2010

A Cisco apresentou no CES 2010 novos clientes, funcionalidades e opções de serviço profissionais para a plataforma social de entretenimento Cisco Eos™

    • A All Access Today e a The Eleven Seven Music Group/Tenth Street Entertainment juntam-se à Warner Music Group devido ao rápido crescimento que a plataforma Cisco Eos platform obteve junto dos consumidores. Além disso, a Cisco anunciou ainda um novo programa ecossistema parceiro do Eos e novas funcionalidades Eos, incluindo uma integração no Facebook Connect para facilitar a angariação de audiência; ferramentas de personalização adicionais que permitem uma rápida expansão de lançamento de sites; ferramentas de migração de sites que permitem a transição das comunidades existentes para o Eos; e capacidades de gestão de membros de grupos para reforçar o seu empenhamento e rentabilização. A Cisco Eos é uma plataforma hospedada como um ‘software enquanto serviço’ que oferece às empresas de Media & Entretenimento a possibilidade de criar, gerir e rentabilizar de uma forma mais económica experiências de entretenimento social lançadas com base nas suas carteiras de conteúdos de marca.

A Cisco anunciou também que irá oferecer à NBC o Medianet – uma infra-estrutura de rede vídeo sobre IP para a cobertura que aquela fará dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, a decorrer entre 12-18 de Fevereiro, facto que proporcionará aos consumidores uma experiência das Olimpíadas em tempo-real e em três ecrãs.

    • A Cisco e a NBC alargaram o âmbito da sua parceria para os Jogos Olímpicos de Vancouver através de uma solução de Vídeo IP end-to-end, passando da produção de vídeo à gestão e distribuição de conteúdos. A rede de nova geração em IP da Cisco (RNG IP) permitirá ao pessoal da NBC em Vancouver, Nova Iorque e Las Vegas uma edição em tempo real e permitirá ainda a transferência de ficheiros com conteúdos com tamanhos gigabyte para outras localizações que depois serão disponibilizados em três ecrãs: TV, PC e smartphone.

A Cisco que, até à data, ofereceu mais de 200 milhões de dispositivos para o consumidor, continua a gerar dinamismo com a Linksys (dos produtos Cisco para home networking) e com as câmaras de vídeo Flip Video. A Cisco divulgou os dados relativos ao Flip Video, obtidos durante o período de férias de 2009, e que demonstram o crescimento exponencial que a utilização do vídeo conheceu no último ano. Em Dezembro de 2009, mais de um milhão de Flip Videos foram descarregados através do software FlipShare. Estes uploads correspondem a três milhões de minutos em visionamentos de Flip Vídeos, o que equivale a mais de seis anos de streaming de vídeo constante, representando um aumento de 395% desde Dezembro do ano anterior. Além disso, 42,000 gigabytes de vídeo foram transmitidos em Dezembro, o que representa um aumento de 525% quando comparado com o ano anterior, e indica um aumento na utilização de vídeo em HD.

  • Nas câmaras de vídeo Flip Video é pré-instalado o software FlipShare que permite uma fácil organização, edição e descarregamentos sem interrupções para o Facebook Video™, MySpace™, YouTube™, entre outros sites de partilha de vídeos. O FlipShare software mais recente oferece ainda funcionalidades móveis para o iPhone™, Android™ e para os prestigiados telefones Blackberry que proporcionam aos utilizadores o acesso à sua biblioteca Flip Vídeo através do seu telefone móvel. Para o período de férias, a Cisco lançou também o FlipShare TV que transporta a biblioteca integral de fotografias e vídeos do utilizador para a sala de estar e para os ecrãs de TV sem fios e permite a partilha de vídeos instantânea com os outros proprietários da FlipShare TV.

No CES, a Cisco partilhou também a sua visão e progresso no desenvolvimento de uma nova forma de comunicação de vídeo e da Telepresença em chamadas de casa, que se baseará na ligação HDTV e banda larga que o consumidor já detém para oferecer uma experiência de comunicação em vídeo a partir do conforto da sala de estar. A Cisco vai entrar na área da Home Telepresence nos EUA esta Primavera com os primeiros ensaios, contando com a Verizon como parceiro. Ensaios da Home Telepresence terão lugar em França ao longo de 2010, com a France Telecom como parceiro.

Previsões do IDC estimam que em 2010 haverá 32 milhões de casas nos EUA com a necessária ligação em banda larga que permite uma comunicação de Telepresença em casa de alta qualidade.

Em três anos a Cisco Telepresença para o mundo empresarial terá transformado a forma de comunicação no emprego; trata-se da tecnologia emergente da empresa que regista os maiores níveis de crescimento.

“A Cisco oferece aos consumidores a possibilidade de desfrutar de fascinantes experiências de vídeo de nova geração‘, afirmou Ned Hooper, o Director de Estratégia e Vice-presidente do departamento de Consumer Business na Cisco. “Graças a esta rede, poderão, com facilidade, capturar momentos, partilhar as suas vidas e estabelecer uma ligação com as pessoas e os momentos mais importantes para si’ 

“Com a tecnologia Telepresença da Cisco e com redes como a moderna rede de fibra óptica da Verizon, acreditamos que seremos capazes de proporcionar aos consumidores uma experiência de comunicação de vídeo diferente de qualquer outra coisa que tenham visto antes‘, constatou Marthin DeBeer, Vice-presidente e Director Geral do grupo Cisco’s Emerging Technologies. A ‘Home Telepresence” fará diferença na vida dos consumidores, permitindo-lhes desfrutar, de forma natural, de comunicações de vídeo com a família e os amigos onde quer que estejam. Para garantir que os primeiros utilizadores de Telepresença têm suficientes amigos e familiares com quem contactar, além de poderem ligar para outros utilizadores de Home Telepresence, poderão igualmente ligar para PCs usando uma webcam e serviços de chat com vídeo.

Notícias – Clipping