447 — Grupo COLT Telecom anuncia resultados financeiros positivos no 2º trimestre

Aug 8, 2002 | Conteúdos Em Português

Numa conjuntura económica desfavorável, os resultados do Grupo COLT Telecom superam as expectativasLogotipo Colt Telecom

. Grupo COLT Telecom regista receitas na ordem dos 420,54 milhões de euro

. “COLT possui agora mais de 14 400 clientes directos, um acréscimo de 51% em relação ao 2º trimestre de 2001”

A COLT Telecom Group plc , líder no fornecimento integrado de soluções em telecomunicações empresariais, anunciou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2002, revelando valores que excederam as expectativas dos principais analistas financeiros internacionais com receitas na ordem dos 420,54 milhões de euro.

O forte crescimento nos negócios com clientes empresariais contrabalançou o decréscimo no mercado wholesale, a facturação total subiu 17% vs. o 2º trimestre de 2001 e houve um acréscimo de 32% na facturação referente a clientes empresariais, resultados superiores às expectativas, considerando as actuais condições adversas do mercado.

As melhorias revelaram-se também ao nível do EBITDA que registou o valor de 23.96 milhões de euro, subindo 127% relativamente ao mesmo período do ano anterior. O número de edifícios empresarias ligados subiu 27% neste trimestre, tendo agora a COLT Telecom mais de 8600 edifícios conectados.

Sendo uma empresa de elevados custos fixos, a área do controlo de custos tem merecido grande parte das atenções. A este nível, registaram-se melhorias em termos de custos SG&A, que permitiram uma optimização das margens, decrescendo em termos absolutos e relativos de 99,40 milhões de euro (24,7% das receitas no 1º trimestre) para 98,60 milhões de euro (23,4% das receitas no 2º trimestre).

Comentando estes resultados, analistas da Williams de Broë afirmaram que “a COLT continua a conquistar clientes e quota de mercado, a melhorar as receitas e a reduzir os custos num ambiente de mercado hostil. A empresa continua a demonstrar a sua diferença relativamente a outros fornecedores de altnet e estes factores reflectem-se no preço das acções, que se mantêm firmes num mercado em declínio, apresentando o melhor desempenho relativamente ao sector e ao mercado”.

Por sua vez, os analistas financeiros da Morgan Stanley afirmaram que, “num contexto de competitividade bastante reduzida, com os notórios problemas da Energis, WorldCom e KPNQuest, a COLT mostrou a sua capacidade para explorar o desejo dos consumidores no que respeita às redes de telecomunicações, pelo que acreditamos que a empresa vai conseguir tirar proveito deste sector em 2002”.

Resultados Operacionais

Os resultados operacionais também se revelaram acima das expectativas. A COLT possui 15 mil quilómetros de rede operacional de longa distância, abrangendo 32 cidades em 13 países. A oferta de DSL encontra-se disponível em 9 países, totalizando mais de 5000 linhas.

Um dos medidores demonstrativo da capacidade de crescimento são os equivalentes de gradação de voz de rede privada (VGEs), que totalizam actualmente 17,2 milhões, um aumento de 9% em variação homóloga trimestral e 42% em variação homóloga anual.

A este respeito, os analistas da Schroder Salomon Smith Barney referiram que “as receitas da área dos serviços comutados beneficiaram da combinação de um mix melhorado e preços mais estáveis. Quanto aos serviços não-comutados, a COLT conseguiu contrabalançar os cancelamentos contínuos de outros operadores apresentando aumento da quota de mercado após o colapso da KPNQuest”.

Uma quebra de 4 pontos percentuais nos minutos comutados foi contrabalançada por um aumento de 9% no preço por minuto. Esta parece ser a continuação de uma tendência verificada no 1º trimestre, em que o tráfego ISP de baixa margem deu lugar a um número bastante elevado de tráfego de maior margem. As receitas não comutadas cresceram cerca de 5,4%. A perda de aproximadamente 7,33 milhões de euro no mercado wholesale , foi compensada pela conquista de novos clientes.

“O sólido balanço ajuda a COLT a manter-se no mercado assegurando uma posição entre as opções dos potenciais clientes, o que não acontece com outras empresas do sector, menos estáveis”, afirmaram os analistas financeiros da Williams de Broë . “Estes resultados confirmam as nossas previsões de crescimento continuado, mesmo em tempos difíceis. O insucesso e os problemas verificados com empresas do sector como a KPNQuest e a Worldcom não tiveram um significativo impacto positivo imediato. Na verdade, grande parte do impacto imediato pode vir a revelar-se negativo, devido à substancial realização de negócios entre empresas do mesmo sector (a KPNQuest representava uma fonte anual de receitas para a COLT na ordem dos 32,6 milhões de euro). Mas, com o decorrer do tempo, a extinção e debilidade continuada das outras empresas do sector no mercado irá trazer benefícios para a COLT, o que se traduzirá num crescimento acentuado do número de clientes e redução da pressão em termos de preços”.

http://www.colt-telecom.com

Notícias – Press Releases