448 — BMC Software Apresenta Lucros no 1º Trimestre

Aug 12, 2002 | Conteúdos Em Português

Forte Cash Flow de Operações no valor de 215 milhões de dólares Programa de Compra de Acções Próprias Aumentou cerca de 500 milhões de dólares

Logotipo BMC Software

A BMC Software, Inc., anunciou recentemente os seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2003 que terminou a 30 de Junho de 2002.

No primeiro trimestre do ano fiscal de 2003, os ganhos líquidos da BMC Software, excluindo items especiais, foram de 18.3 milhões de dólarese os ganhos diluídos por acção nesta base foram de 0.08 dólares, um aumento de 14 por cento relativamente ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2002. Durante o mesmo período e incluindo os items especiais, os ganhos líquidos e por acção foram de 5.2 milhões de dólares e 0.2 dólares, respectivamente, valores superiores aos do mesmo período do ano anterior em que a empresa apresentou perdas líquidas e por acção de 34.5 milhões de dólares e de 0.14 dólares , respectivamente.

‘Considerando o actual ambiente de dificuldades que se está a viver nas TI’s, estou muito satisfeito pelo facto de conseguirmos atingir o nosso objectivo de ganhos por acção, enquanto continuamos a fortalecer a nossa posição financeira’, disse Bob Beauchamp, presidente e CEO da BMC Software . ‘Ultrapassámos a nossa meta de receitas de licenças diferidas ao diferirmos 65 milhões de dólares das nossas maiores transacções de licenças. Durante o trimestre, a BMC gerou 215 milhões de dólares em dinheiro em operações e atingiu o recorde em dinheiro e garantias transaccionáveis no valor de 1.25 mil milhões de dólares’.

‘As nossas reservas de licenças para o trimestre de Junho, considerando tanto as receitas como as transacções nas quais as receitas foram diferidas para períodos posteriores, foram 1,5 por cento mais elevadas comparativamente ao mesmo período no ano passado’, disse John Cox, director financeiro da BMC Software . ‘Dada a actual conjuntura, consideramos que é um grande acontecimento termos vendido mais software do que no ano passado’.

As receitas totais no primeiro trimestre fiscal foram de 305.2 milhões de dólares, comparadas com 341 milhões de dólares no mesmo trimestre fiscal de 2002. As receitas totais de licenças foram de 136 milhões de dólares no primeiro trimestre de ano fiscal de 2003 comparadas com 180 milhões de dólares no mesmo período de 2002.
As receitas de manutenção aumentaram para 149.7 milhões de dólares no primeiro trimestre em comparação com 139.3 milhões de dólares em idêntico período do ano transacto e as receitas decorrentes de serviços profissionais foram de 19.5 milhões de dólares comparados com 21.7 milhões de dólares no mesmo trimestre de 2002.

As despesas operativas, excluindo os items especiais, foram de 295.1 milhões de dólares, o que representa um decréscimo de 12 por cento, ou seja menos 39.5 milhões de dólares que no mesmo trimestre fiscal de 2002.

O cash flow gerado pelas operações no primeiro trimestre fiscal de 2003 foi de 215 milhões de dólares. As garantias transaccionáveis e dinheiro na data de 30 de Junho foram de 1.25 mil milhões de dólares . A empresa não registou qualquer dívida.

A BMC Software prosseguiu com o seu programa de compra de acções próprias a que deu início em Abril de 2000, ao gastar 40 milhões de dólares na compra de 2.4 milhões de acções durante o primeiro trimestre fiscal. A BMC anunciou ainda que o Conselho de Administração aumentou o programa de compra de acções próprias para 500 milhões de dólares e deu o valor actual por acção, antecipando de forma agressiva, o aumento da taxa de compra de acções próprias. Actualmente, restam cerca de 650 milhões de dólares que pertencem a este programa.

Principais Aspectos Financeiros do 1º Trimestre Fiscal de 2003

· Atingiu o target EPS no trimestre de Junho.
· Registou os mais elevados níveis em dinheiro e garantias transaccionáveis nunca antes alcançados na história da empresa, no valor de 1.25 mil milhões de dólares.
· Deferiu contratos de licenças no valor de 64.7 milhões de dólares
· Aumentou as receitas líquidas de licenças deferidas em 46.4 milhões de dólares, o que representou um novo recorde da BMC de equilíbrio no valor de 215.3 milhões de dólares.
· Ultrapassou 1 bilião de dólares no total de receitas deferidas, facto que aconteceu pela primeira vez na história da BMC, com um equilíbrio de 1.046 mil milhões de dólares.
· Reduziu as despesas operativas para 39.5 milhões de dólares, ou seja, 12 por cento, comparadas com o mesmo trimestre no ano passado.
· Redução de DSOs (days sales outstanding) para 79 dias, uma diminuição de 31 dias comparado com o mesmo trimestre do ano passado.

Aspectos Principais Complementares do 1º Trimestre

· Anuncio da expansão da aliança com a Siebel Systems na qual a BMC Software foi escolhida como o fornecedor de gestão de sistemas preferencial da Siebel Systems.
· Formação do acordo de distribuição com a Avnett Hall-Mark para distribuir os produtos de recuperação e gestão de dados empresariais da BMC Software através da sua rede de distribuidores.
· Posicionada no ranking dos líderes globais em quota de mercado no segmento de Database Tools and Utilities da empresa de estudos de mercado International Data Corporation (IDC).
· Expansão da liderança da BMC em tecnologia: 
       A introdução do PATROL® Service Reporting for Networks, (PATROL SRN), um módulo que fornece uma visão consolidada do relatório de serviço ao combinar os dados sobre o desempenho das aplicações, bases de dados, servidores Web e a própria rede.
       A introdução do PATROL® Central Alerts – Web Edition, um portal de serviços de gestão baseado na Web que permite aos clientes uma visão individual de toda a sua empresa incluindo infra-estrutura, aplicações e serviços.

Previsões

A informação que se segue baseia-se nas expectativas decorrentes. Estas declarações são previsões e os seus resultados podem diferir materialmente.

A BMC Software prevê para o segundo trimestre fiscal de 2003 ganhos por acção que podem variar entre 0.02 a 0.06 dólares. Para o ano fiscal de 2003, a BMC Software prevê ganhos por acção entre 0.32 a 0.42 dólares .

Com base na forte performance de receitas diferidas registada no 1º trimestre, de 64.7 milhões de dólares, a BMC Software aumentou as expectativas das principais receitas de licenças diferidas no final do ano fiscal de 2003 prevendo que haja uma variação de 130 milhões a 145 milhões de dólares, um aumento a partir do objectivo inicial de 100 milhões e 115 milhões de dólares. Prevê-se que as receitas líquidas provenientes de licenças diferidas na Net para o ano fiscal de 2003 sejam da ordem dos 80 a 100 milhões de dólares, ou seja, superiores às inicialmente previstas de 50 a 65 milhões de dólares.

http://www.bmc.com

Notícias – Press Releases