473 — Polémica SonaeCom e OniWay continua

Aug 30, 2002 | Conteúdos Em Português

SonaeLogoA SonaeCom enviou ontem um comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no qual rejeita o acordo de interligação com a OniWay, afirmando que a consolidação das duas empresas não trará qualquer vantagem à Optimus.

A polémica que envolve a SonaeCom e a OniWay está longe de ter um fim, depois do comunicado emitido ontem pela Sonae, no qual a empresa declara que não vê quaisquer vantagens na consolidação da Optimus com a OniWay.
A Sonae afirma que não recusou por sua iniciativa a consolidação com o futuro quarto operador móvel, mas sim que as exigências feitas como condição de prestação do serviço não foram cumpridas. A Sonae declara que o acordo de interligação nunca foi negado à empresa controlada pela EDP e pelo BCP, pois tanto a Optimus como a Novis exerceram apenas o seu legítimo direito de exigir que a OniWay cumprisse os requisitos legais de atribuição de licenças de UMTS, de modo a dar início à sua actividade. A holding da Sonae para os mercados de Internet, telecomunicações e media refere ainda que “a convicção” de que os critérios essenciais tenham sido respeitados “à data do pedido da interligação, está longe de ser pacífica”, e que “hoje ainda persistem dúvidas sobre se tal cumprimento se verifica”.

A SonaeCom disse ainda que, depois das duas decisões sobre interligação produzidas pela Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), aguarda que a entidade reguladora delibere pela terceira vez, num documento que “a julgar pelo correspondente projecto, está longe de constituir uma simples repetição do conteúdo e fundamento das deliberações anteriores”.

Declarando que a sua reputação empresarial está a ser “atingida de uma forma que ultrapassa largamente tudo quanto pode ser admitido em ambiente de sã concorrência”, a Sonae termina o comunicado dizendo que “não é sequer equacionado qualquer cenário que inclua a consolidação da Optimus com a OniWay, pelo simples motivo de que daí não resultariam quaisquer vantagens para a primeira”.

Para ler o comunicado completo vá ao endereço http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd4861.pdf.

http://www.sonae.pt

Em Foco – Produto